Sufragistas são presas em frente à Casa Branca

Há 100 anos… dia 28 de agosto de 1917.

Já desde o início daquele ano de 1917, o movimento sufragista intensificara a luta pela aprovação da chamada “Emenda Anthony”, referência ao símbolo-mor e líder da mobilização pelo voto feminino na América, Susan B. Anthony.

O alvo era o presidente Woodrow Wilson e, também, o Congresso. Wilson, aliás, tinha duas filhas envolvidas no movimento, mas não dava o braço a torcer até então. Logo, a Casa Branca se tornara trincheira preferida na guerra das mulheres por voz e por voto.

Entre junho e novembro, mais de 200 mulheres de 26 diferentes estados americanos foram presas e acusadas de “obstruir o tráfego das calçadas” em frente à morada do mandatário do país.

Há exatos 100 anos, a lei e a ordem falaram mais alto e 10 mulheres acabaram presas. O protesto teve início pacífico, porém descambou para a violência e o confronto. Muito por culpa de pessoas contrárias às sufragistas, irritadas com os gritos e os cartazes a favor do voto feminino, além das mensagens em oposição à Primeira Guerra Mundial.

“Senhor Presidente, o que você fará pelo Sufrágio Feminino?” e “Por quanto tempo as mulheres têm de esperar pela Liberdade?” eram as palavras de ordem do grupo.

Pressionado, o presidente, enfim, cederia e daria seu apoio explícito à causa em janeiro de 1918. Contudo, somente em 1920, com a aprovação da 19ª Emenda, as mulheres poderiam, finalmente, exercer seu direito democrático na Terra do Tio Sam.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Imagens do protesto:

Vídeo do History Channel sobre o movimento sufragista nos EUA:

Fontes e +MAIS:

– americaslibrary.gov

– loc.gov

– politico.com

– newenglandhistoricalsociety.com

– getlegal.com

– pbs.org

– whitehousehistory.org

– mashable.com

 

 

 

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s