Há 20 anos… dia 27 de agosto de 1997.
“Foi como se Bergkamp estivesse dançando um foxtrote e a bola fosse seu par, um momento de absoluto e brilhante controle, como raramente vi”.
Um elegante bailado com a bola. Belíssima definição de Christopher Almeras no Bleacher Report.
Foi precisamente o que fez o cracaço holandês Dennis Bergkamp, vinte anos atrás, contra o Leicester. Para fechar o único hat-trick com a camisa do Arsenal, um gol de extremo controle, rara beleza e puro refinamento.
“Tendo visto seus dois primeiros dois gols neutralizados por Emile Heskey e Matt Elliott, Bergkamp respondeu com um momento de suprema elegância, controlando um passe de 40 jardas [36 metros], fazendo malabarismos com Spencer Prior e colocando nas redes em apenas quatro toques”, descreveu o Guardian, em texto de lista sobre os mais finos hat-tricks (link abaixo).
Era, de fato, a noite do “Homem de Gelo”.
Aos 9 minutos, ele apresentou cartão de visitas aos anfitriões em Filbert Street. Escanteio curto da esquerda do ataque, carícia na pelota e tapa com o lado do pé direito: ângulo esquerdo de Kasey Keller. 1 a 0 Arsenal.
Aos 16 do segundo tempo, após receber passe de Patrick Vieira, Bergkamp se livra do marcador e adianta um pouco a bola. Na dividida com Keller, a sorte: a redonda sobe, desce e cai no fundo das redes do Leicester. 2 a 0 Arsenal.
Então, um final eletrizante de partida se sucede. Heskey (aos 39) e Elliot (48) deixam tudo igual, o holandês realiza sua magia aos 49, mas Walsh empata novamente, já aos 51 minutos.
Um jogaço incrível para um hat-trick espetacular.
Como escrevi no post sobre o gol contra o Newcastle, ano que vem serão 20 anos de outro lance de feitiçaria assinado por Bergkamp: aquele golaço nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1998, contra a Argentina. Pobre Ayala…
Mas essa mágica fica pra outro dia… Porque todo dia – e todo gol! – é histórico.
O gol:
Bergkamp relembra o hat-trick:
Vídeo oficial do Arsenal:
Os gols do jogo:
Fontes e +MAIS:
Muito obrigado, caro Sebastião!
Tem muita coisa do Corinthians por aqui também!
Fique com a gente!
Abraço,
Fernando.
Realmente, uma pintura estonteante! Parabéns pelo site.