Há 40 anos… dia 2 de maio de 1977.
(no mesmo dia de “Something”!…)
A longa espera pela amada.
Situação prosaica na rotina de casais mundo afora.
Para nós, os amantes comuns, os reles mortais, o jeito é sentar no sofá, ligar a TV, ler o jornal, um livro ou, mais recentemente, vidrar no smartphone.
Para os amantes diferentes, os músicos geniais, a saída é a arte!
Quarenta anos atrás, Eric Clapton entrou no Olympic Studios, em Londres, para registrar o resultado de uma espera por sua amada, Pattie Boyd. Uma sutil e tocante letra, abraçada por uma linda e harmônica melodia.
“Wonderful Tonight” foi composta no final de 1976, quando ele aguardava Pattie se arrumar para uma festa anual em homenagem a Buddy Holly, organizada por Paul e Linda McCartney (em sua autobiografia, Clapton escreve que a canção foi composta na noite de um jantar a dois).
Com a palavra, a musa:
“Ele estava lá embaixo, sentado, tocando guitarra, enquanto eu provava vestidos lá em cima. Eu estava demorando muito e já estava em pânico sobre meu cabelo, minhas roupas, tudo. Desci esperando que ele realmente me repreendesse, mas ele disse: ‘Escute isso!’”, contou Pattie, em entrevista ao Guardian, em 2008.
Eles se casariam dois anos depois, em março de 1979. No dia seguinte, Clapton tocaria a música para Pattie em show no Arizona, nos Estados Unidos.
Esta não era a primeira declaração de amor do músico britânico para ela, tampouco a primeira vez que Pattie Boyd era homenageada em música. O antigo amante, um tal de George Harrison, escrevera a cativante “For You Blue” pra ela.
Já Clapton compusera a extraordinária “Layla”, uma declaração rasgada, mas cifrada, já que Pattie ainda estava justamente com o amigo George.
“Wonderful Tonight” foi lançada em novembro de 1977, como uma das 9 faixas e um dos dois singles de Slowhand, um dos mais bem-sucedidos álbuns da carreira solo de Clapton.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
“Wonderful Tonight”:
Fontes e +MAIS: