Beatles gravam “Something”

Há 45 anos… dia 2 de maio de 1969.

Beatles gravam

“Something” já estava no forno.

Em 25 de fevereiro, 26º aniversário de George, os primeiros takes foram gravados. Um mês e pouco depois, em 16 de abril, a primeira gravação oficial, durante a segunda sessão de produção do álbum Abbey Road.

A sessão do dia 2 de maio, no entanto, seria a decisiva, segundo consta nos alfarrábios dos beatlemaníacos. Naquele dia, “Something” ficaria como a conhecemos hoje: a mais bonita canção de amor deles. De George Harrison!

Das 7 da noite até às 4 da manhã, a banda gravou 36 takes. Com George e John nas guitarras, Paul no baixo, Ringo na bateria e Billy Preston no piano, “Something” tomou forma. O piano de Preston deu toque melódico ímpar e a guitarra de George chorou seu mais lindo solo.

Não sem algum atrito, claro. À certa altura, George reclamou da linha de baixo de Paul, dizendo ao amigo que estava muito frenética e pesada. Uma elegante desforra de George, que escutara calado as infindáveis “observações” de Paul sobre sua guitarra, em gravações das composições de Macca.

Discussões à parte, ao final de 36 takes, “Something” estava pronta. Naquela versão, havia um bonito solo de piano de John, que acabou não ficando. Ele o aproveitou na abertura da canção “Remember”, do seu primeiro disco solo.

No dia 5 de maio, Paul e George voltaram aos estúdios da Abbey Road para dobrarem baixo e guitarra. Em 11 e 16 de julho, George fez os vocais novamente e Billy Preston acrescentou linhas de piano. George Martin, o produtor, acrescentou os belíssimos arranjos de acompanhamento em 15 de agosto. Nesse dia, George gravou o solo de novo, ao vivo, junto com a orquestra, já que não havia canais disponíveis para registrar. Quem sabe faz ao vivo, meu!

Foi a única canção de George lançada como single. Um single especial, com dois “Lado A”, com “Come Together”, de John, no mesmo compacto. Saiu no dia 6 de outubro nos EUA, no dia 31 no Reino Unido e alcançou o topo na terra do Tio Sam (e o quarto lugar na Terra da Rainha).

“Something” é a segunda música dos Beatles mais regravada, atrás de “Yesterday”. A versão de James Brown era a que George mais gostava.

Apesar de boatos da época, reforçados pela própria Pattie Boyd, George não compôs “Something” pensando nela. Mas não tem jeito: sempre será uma canção de amor. Pattie receberia homenagens musicais depois, do futuro marido Eric Clapton, que dedicou “Layla” e “Wonderful Tonight” para ela.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Something”, com George Harrison, ao vivo:

Fontes:

– Wikipedia

– thebeatlesrarity.com

– oldies.about.com

– beatlesbible.com

– songfacts.com

Anúncios

Um comentário sobre “Beatles gravam “Something”

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s