Pearl Jam se apresenta no SNL pela primeira vez

Há 25 anos… dia 11 de abril de 1992.

“Ladies and Gentlemen, Pearl Jam!”, anunciou Sharon Stone, a apresentadora do 17º programa da 17ª temporada do Saturday Night Live.

Naquele momento, havia algo em comum entre eles: atração musical e apresentadora estavam na crista da onda. A banda por causa de Ten, disco de estreia, lançado em agosto de 1991. A musa por “Instinto Selvagem”, nos cinemas havia menos de um mês.

Para o quinteto de Seattle, era a confirmação da ascensão. Afinal, aparecer no SNL era alguma coisa. Bastante coisa, na verdade. Naquela altura, o programa já se firmara como uma tradição de entretenimento da tevê americana e um palco de afirmação para novos popstars e rockstars.

Além do mais, a banda de Eddie Vedder estreava no programa poucos meses depois do debute do Nirvana, em performance que colocou o grunge no mainstream. Posição ratificada com a apresentação do Pearl Jam, aberta com “Alive”, a faixa mais conhecida do primeiro álbum.

Após alguns esquetes e intervalos, Sharon Stone voltou a chamá-los no palco – “Once again, Pearl Jam” (“Mais uma vez, Pearl Jam”). E o grupo mandou “Porch”, faixa número 8 de Ten, para finalizar o pocket show.

Antes, porém, Eddie Vedder não deixou de dar seu recado político, claro. Ao fim da canção, jogou o microfone no chão, acenou para a plateia e virou de costas, mostrando por alguns segundos o verso da camiseta, com os dizeres: “No Bush ‘92”.

Era ano de eleição e Bush Pai buscava o segundo mandato. Acabou derrotado por Bill Clinton. Provavelmente, o manifesto silencioso do vocalista naquela noite pouco influenciou no resultado. Mas já mostrava ao público a faceta política e ativista de Vedder.

O Pearl Jam retornaria ao palco do Saturday Night Live por mais três vezes, em 1994, 2006 e 2010.

Mas essas histórias ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Alive”:

“Porch”:

Fontes e +MAIS:

– nbc.com

– IMDb

– rollingstone.com

– twofeetthick.com

– pastemagazine.com

– snl.wikia.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s