Há 35 anos… dia 26 de março de 1982.
WASHINGTON, 26 de março – Um grupo de 125 veteranos do Vietnã, alguns deles chorando, lançou a pá sobre a terra para iniciar a construção de um memorial de granito preto para homenagear aqueles que morreram na guerra.
“Deixe que este memorial comece o processo de cura e permaneça sempre como um símbolo da unidade nacional”, disse Jan Scruggs, um soldado da Infantaria na guerra e fundador do Vietnam Veterans Memorial Fund.
Em discurso diante de uma multidão de cerca de 2.000 pessoas no terreno entre o Monumento de Washington e o Memorial de Lincoln, o Sr. Scruggs, com a voz embargada, observou que não havia “monumentos, testamentos ou memórias” para os americanos que morreram no Vietnã.
Trinta e cinco anos atrás, o Memorial aos Veteranos do Vietnã começou oficialmente a ser construído em Washington D.C.. Uma cerimônia carregada de emoção, como reportou Bernard Weinraub no New York Times.
Em 26 de março de 1982, o enorme monolito preto de granito em honra àqueles que deixaram as vidas em solo asiático no estúpido conflito (como, aliás, quase todos), saía do papel para a realidade, em uma área de mais de 8 mil m² na capital federal americana.
O projeto de Maya Ying Lin, estudante de arquitetura de Yale, que venceu disputa entre mais de 1.400 competidores, previa a inscrição de quase 58 mil nomes de americanos e americanas mortos ou desaparecidos no Vietnã.
Em 13 de novembro, dois após o Dia do Veterano, o Memorial foi inaugurado.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Aniversário de 30 anos do início da construção do Memorial:
Fontes e +MAIS:
– vvmf.org
– wkms.org