Há 40 anos… dia 13 de março de 1977.
(Cacildis! Já faz tempis…)
“Se não pode vencê-los, junte-se a eles”, alerta o velho ditado.
Foi exatamente o que a Rede Globo fez naquele início de 1977.
Ao ver o curioso e original quarteto levar a TV Tupi ao topo da audiência nas noites de domingo e impor uma sequência infindável de reveses à emissora carioca em São Paulo, a rede de Roberto Marinho não pensou duas vezes: juntou-se a eles, ou melhor, seduziu a trupe comandada por Renato Aragão a fazer parte do elenco artístico do canal.
O cabeça do grupo hesitou, a princípio, e fez exigências ao então diretor de operações, Boni. Eram três páginas de condições, entre elas, as escolhas do diretor, do redator e até do horário do programa. “OK”, disse o manda-chuva, para surpresa do cearense de Sobral.
E Didi, Dedé, Mussum e Zacarias “se pirulitaram” para o Jardim Botânico.
Assim começava uma das mais fantásticas jornadas da História da televisão brasileira, o fenômeno Os Trapalhões.
Quatro décadas atrás, eles estrearam o famoso programa na Globo, casa onde ficariam por quase 20 anos oficialmente (13/03/1977 a 27/08/1995, segundo o Memória Globo – ver abaixo).
A estrada começara em 1966, na TV Excelsior de São Paulo, quando eles eram Os Adoráveis Trapalhões e nem contavam com Mussum e Zacarias. O sambista d’Os Originais do Samba chegaria em 1972, enquanto que o baixinho Mauro Faccio Gonçalves se juntaria ao time em 1974.
Depois da Excelsior, vieram Record e Tupi até, enfim, a chegada à Globo. Foram 18 anos de humor, esquetes inesquecíveis, algumas brigas e desentendimentos e muitas, mas muitas risadas.
O Brasil jamais se esquecerá de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.
Em tempis: clica nos linkis aí, parceiris!
Abertura original:
Fontes e +MAIS: