O primeiro show do Metallica

Há 35 anos… dia 14 de março de 1982.

“Claro que não tínhamos roadies naquela época e essa foi a primeira vez que estive no palco. Com cerca de dois minutos da música de abertura, ‘Hit the Lights’, Mustaine estoura uma corda. Então, ele teve que mudar sua própria corda, porque não havia roadies. E eu sentei lá atrás, atrás da bateria, e tentei me esconder debaixo dela, basicamente. Pareceu a maior espera da minha vida. Foi uma eternidade. Tenho certeza que foram apenas três minutos. Fiquei apenas sentado lá, me escondendo sob a caixa, totalmente envergonhado. Mas a corda foi trocada e nós terminamos o show e, depois, conseguimos um par de roadies e começamos pra valer”.

Três anos atrás, durante a turnê Metallica by Request, o baterista Lars Ulrich se recordou da estreia da banda ao vivo ao repórter Kory Grow, na Rolling Stone.

Em 14 de março de 1982, no Radio City de Anaheim, na Califórnia, o Metallica realizou o primeiro show de sua estrada. Sem roadies e com problemas, como lembrou Ulrich!

“Não havia mais ninguém, noventa por cento das pessoas lá eram amigos de Dave Mustaine. E digo isso como uma coisa positiva. Ele era camarada de todo mundo. James e eu éramos solitários completos. Nós não tínhamos amigos. Só tínhamos um ao outro. [Mustaine] tinha um certo nome por ter tocado em uma banda chamada Panic”, conta o baterista.

À época, o grupo era formado por ele e Ron McGovney na “cozinha” e somente Mustaine na guitarra, com James Hetfield responsável apenas pelos vocais. O frontman assumiria a guitarra base no ano seguinte, após a chegada de Kirk Hammett para a guitarra principal. McGovney daria lugar ao grande Cliff Burton.

Em relato sobre aquele dia, Hetfield se lembra bem do drama da corda de Mustaine, mas tem outra versão sobre quem estava na plateia.

“Havia muita gente lá, talvez umas 200, porque tínhamos todos os meus amigos da escola e todos os amigos de Lars, Ron e Dave. Eu estava realmente nervoso e um pouco desconfortável sem uma guitarra, e então, durante a primeira música, Dave estourou uma corda. Pareceu uma eternidade para trocá-la e eu estava lá parado, realmente envergonhado. Ficamos muito decepcionados depois. Mas nunca houve tantas pessoas nos outros shows como havia naquele primeiro”, disse Hetfield, à revista Kerrang!.

Três meses depois do debute nos palcos, o Metallica veria “Hit the Lights” entre as dez faixas de Metal Massacre, uma compilação da Metal Blade Records com bandas do underground do heavy metal. O grande porém foi que o nome do grupo saiu errado, com dois “T”.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

OBS.: Clica nos links pra saber o setlist e outras curiosidades da estreia do Metallica.

Fita demo de 1982:

Fontes e +MAIS:

– metallica.com

– guitarworld.com

– Wikipedia

Anúncios

3 comentários sobre “O primeiro show do Metallica

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s