A histórica visita de Nixon à China de Mao Tsé-Tung

Há 45 anos… dia 21 de fevereiro de 1972.

A histórica visita de Nixon à China de Mao

Histórica.

Tão histórica que criou expressão no dicionário político americano, como bem lembrou David Ignatius, no Washington Post, em 2012:

“…um evento tão inesperado que criou uma frase que se tornou parte do nosso léxico político: a abreviação é Nixon goes to China’, ou seja, um momento em que um líder inverte suas posições passadas para fazer algo que é chocante, mas benéfico”.

Quarenta e cinco anos atrás, Richard Nixon pousava em Pequim – ou Beijing – para iniciar jornada de uma semana na China de Mao Tsé-Tung. “A semana que mudou o mundo”, segundo o presidente americano, o primeiro chefe de estado do país a visitar a nação asiática.

“O presidente Nixon começou a semana de conversações na China com uma inesperada conferência com Mao Tsé-Tung, trocando brindes incomuns com o primeiro-ministro Chu En-lai e participando de duas longas caminhadas – para o tradicional toque de cálices com dezenas de pessoas, no Grande Salão do Povo, e para percorrer a praça da Paz Celestial”, relatou Max Frankel, no New York Times.

Aliás, a cobertura de viagem do então repórter e futuro editor do prestigiado diário lhe daria o Pulitzer de 1973. Para Frankel também foram sete dias que mudaram o mundo!

De 21 a 28 de fevereiro, Nixon e sua comitiva, que incluía membros do partido Republicano e do arquiteto da viagem, seu então conselheiro de Segurança Nacional, Henry Kissinger, estiveram em Xangai e no Cantão, além da capital. O presidente visitou, também, a grande Muralha da China, ao lado da primeira-dama Pat Nixon, que aproveitou a viagem para conhecer escolas, fábricas e hospitais de Pequim.

A viagem realmente alterou o jogo de forças da geopolítica mundial, em especial a da Guerra Fria, trazendo a China de Mao mais próxima da órbita americana.

Pouco tempo depois, em maio, Richard Nixon quebraria um pouco a tensão com os soviéticos ao se tornar o primeiro mandatário dos Estados Unidos a visitar Moscou.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Em tempo: não deixe de clicar nos links para saber mais sobre o tema de hoje!

Filme “Nixon in China”:

Nixon e Mao Tsé-Tung (vídeo em chinês):

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– history.state.gov

– pbs.org

– news.bbc.co.uk

– g1.globo.com

– americaslibrary.gov

– china.usc.edu

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s