Eagles lançam compacto de “Hotel California”

Há 40 anos… dia 22 de fevereiro de 1977.

Eagles lançam compacto de "Hotel California"

“É uma música sobre a viagem da inocência à experiência.”

“A nossa interpretação sobre a alta sociedade de Los Angeles.”

“Uma canção sobre o submundo escuro do sonho americano e sobre o excesso na América.”

“Hotel California” ganhou tantas interpretações e significados ao longo de 40 anos que é pertinente iniciar o post com as visões de quem a concebeu.

As frases acima são de Don Henley, pai da letra do maior hit do Eagles, ao lado de Glenn Frey. A poderosa melodia é de responsabilidade de Don Felder.

Pouco mais de dois meses depois de lançada como a faixa principal do álbum que leva seu nome, a música apareceu no lado A do compacto distribuído nas lojas dos Estados Unidos.

Uma canção-filme, como descreveu Frey em entrevista à BBC, em 2008.

“Todas as nossas canções eram cinematográficas, mas queríamos abrir com [uma montagem]. Era apenas uma cena após a outra – uma foto de um cara na estrada, uma foto do hotel, o cara entra, a porta se abre, pessoas estranhas”, explicou o músico e compositor, lembrando querer criar imagens na linha de Twilight Zone para a introdução.

Análises de palavras e de imagens à parte, “Hotel California” é uma explosão sonora de rara beleza.

Uma harmonia intrincada de muitas cordas: Felder toca guitarras de 6 e 12, Frey assume violão acústico de 12, Joe Walsh é responsável pela guitarra e, por fim, Randy Meisner marca a batida com o baixo. Henley dá voz à multidimensional letra e também executa a sincopada bateria e a insinuante percussão.

Felder, em especial, e Walsh, em segundo plano, executam o imortal solo (escolhido o melhor pelos leitores da revista Guitarist, em 1998). (Obrigado, caro Cesario Mello Franco!).

Uma orquestra de soft rock de absurda qualidade.

O compacto de “Hotel California” – com “Pretty Maids All in a Row” no lado B – ficou no topo do Billboard Hot 100 por uma semana, atingiu mais de 1 milhão de cópias vendidas apenas três meses após o lançamento e foi a “Gravação do Ano” no Grammy de 1978.

Está na 49ª colocação entre “As 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos” da Rolling Stone e no ranking das “500 Canções que Moldaram o Rock and Roll”, do Rock and Roll Hall of Fame.

Aliás, quando o Eagles foi induzido no Hall of Fame, em 1998, lá estavam todos os sete membros da banda. Adivinha que música eles tocaram?

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Hotel California”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– songfacts.com

– storyofsong.com

– abcnews.go.com

– bbc.com

Anúncios

3 comentários sobre “Eagles lançam compacto de “Hotel California”

  1. Fernando, adorei. Uma pequena correção, o solo é de autoria de Felder, o Walsh entra na segunda parte do solo, mas o gênio mesmo era o Felder, que brigou com os Eagles e lançou um livro de memórias contando o barraco todo e a aventura com os Eagles. abs C Cesario Mello Franco CERVEJAS PREMIUM DO BRASIL LTDA Av Jornalista Tim Lopes 255 Bloco 4 – Ap.602 CEP 22.640-908 – Brasil Barra da Tijuca – Rio de Janeiro-RJ tel: 21-3148-9124 cel:21-96767-6807

    >

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s