Há 25 anos… dia 17 de fevereiro de 1992.
Ir mais longe, Ponzano, Vêneto, 1992
Para a nova campanha de primavera e verão, Toscani selecionou sete imagens que se ajustavam a um único tema: “realidade”.
As imagens incluíam um assassinato da Máfia em Palermo, uma inundação em Bangladesh, um barco cheio de refugiados na Libéria e um soldado liberiano com um rifle kalashnikov, segurando um osso de coxa humana atrás das costas. O logotipo do retângulo verde e branco em cada uma tinha a legenda “United Colors of Benetton”.
(…) Mas foi a sétima imagem que despertou uma reação tão forte que, pela primeira vez, a controvérsia gerada por uma propaganda da Benetton atingiu as lojas de forma significativa.
Realidade.
Como relata o trecho de Benetton: a família, a empresa e a marca, de Jonathan Mantle, essa era a palavra-chave da nova campanha da marca italiana, lançada há exatos 25 anos, em Milão.
A tal da sétima imagem referida na passagem do livro é a que ilustra este post.
Fortíssima.
No clique de Therese Frare, a morte e a AIDS.
David Kirby, 32 anos, cercado pela família no instante seguinte à sua passagem.
Fotografia originalmente publicada em novembro de 1990, na hoje extinta revista Life.
A primeira vez em que as devastadoras consequências da doença foram expostas de forma crua e direta.
Dois anos depois, com a aprovação da família de Kirby, a imagem foi o carro-chefe da campanha do fotógrafo Oliviero Toscani, já conhecido pelas controversas ações com a Benetton.
Afinal, não era a primeira vez que a dupla, marca e Toscani, chocava – vide links abaixo.
A nova campanha foi classificada como um “ato de coragem” pelo fotógrafo, que, dessa vez, não assinava nenhuma das sete fotos. “Quem não publicar essas imagens estará insultando a inteligência de seus leitores”, disse, como reportou Mauricio Stycer na Folha – link abaixo.
Uma compreensível afirmação de defesa de sua idealização, que já sofria ataques e, pior, protestos em frente às lojas da Benetton – como mencionado no excerto do livro de Mantle. Dias antes, em Londres, mais de 500 pessoas fizeram manifestação contra a foto de Kirby.
A AIDS continuaria tema frequente de outras campanhas da Benetton. Sempre com alguma polêmica.
Mas essas histórias ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Reportagem da Time sobre a foto de David Kirby:
Fontes e +MAIS:
– contatopublicitario.blogspot.com.br
– colunas.revistaepocanegocios.globo.com