Wayne Gretzky estabelece novo recorde na NHL

Há 35 anos… dia 30 de dezembro de 1981.

Wayne Gretzky estabelece novo recorde na NHL

POR FLAVIO MELLO*

Wayne Gretzky é sinônimo de hóquei e vice-versa, e ponto final.

“The Great One”!

Esse é o modesto-porém-justo termo usado para descrever a lenda. Nascido no Canadá (onde mais?), Gretzky começou a carreira profissional aos 17 anos, na WHA (World Hockey Association), uma extinta e concorrente da famosa liga norte-americana, a NHL (National Hockey League).

O primeiro jogo na NHL veio só no ano seguinte, quando as duas ligas se fundiram. A esta altura, Gretzky já era tido como uma promessa do gelo, mas ainda pairavam dúvidas sobre como o garoto relativamente franzino iria performar na liga mais física. Já na primeira temporada, mostrou a que veio: foi eleito o jogador mais valioso do campeonato (MVP), anotou 51 gols, deu 86 assistências, e nunca mais olhou pra trás.

Ao longo de sua carreira, Gretzky quebrou recorde atrás de recorde até se aposentar, em 1999, já com o status de “o melhor de todos os tempos”. Alguns até foram quebrados, outros ninguém sequer chegou perto. Como o recorde anotado 35 anos atrás, em 30 de dezembro de 1981.

Mínimo de jogos a chegar nos 50 gols. Se, na primeira temporada, 51 gols em 79 jogos lhe garantiram o 5º lugar na artilharia, na sua terceira temporada, bastaram 39 jogos para chegar na marca dos 50 gols. O marco veio em uma noite em que Gretzky marcou nada menos que 5 gols. O último, que garantiu o recorde, veio em um contra-ataque, sem goleiro, a 3 segundos do fim. Haja coração!

Hoje, após carreira condecorada, é de se imaginar que Wayne Gretzky seja o detentor de virtualmente qualquer recorde no gelo, basta ver sua lista de conquistas para entender o porquê. Mas, à época, ele ainda era um garoto de 20 anos, apenas começando a despontar na liga.

O artigo do New York Times do dia do recorde ajuda a trazer um pouco de perspectiva. Nele, o jovem Gretzky, que ainda sonhava em levantar o caneco ao menos uma vez, chegou a dizer: ”Eu tive muitas emoções no hóquei e todas elas são especiais para mim, mas esta é a melhor até então. Acredito que a única coisa que poderia equiparar a isto seria vencer a Stanley Cup”.

Bom, mal sabia ele que estava a poucos anos da conquista, que viria finalmente na temporada de 1983-84.

Mas essa história fica para outro dia.. Porque todo dia é histórico.

* Flavio Mello tem 28 anos, chegou a jogar hóquei de rua com os primos quando criança e, se tivesse nascido no Canadá, diria que “Pelé é o Gretzky do futebol”.

O recorde:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– gretzkyfacts.blogspot.com.br

– edmontonjournal.com

– sportsnet.ca

– nhl.com

– canoe.ca

– espn.com

– quanthockey.com

– oilersnation.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s