Elvis Presley lança o compacto de “Love Me Tender”

Há 60 anos… dia 6 de outubro de 1956.

Elvis Presley lança o compacto de "Love Me Tender"

Uma das assinaturas do Rei do Rock tem gênese no cinema.

O nascimento de “Love Me Tender” se dá a partir do contrato negociado por Coronel Tom Parker para Elvis estrelar seu primeiro longa-metragem nas telonas, pela 20th Century Fox.

Em 13 de agosto de 1956, The King fechou o acordo para protagonizar “The Reno Brothers”, western sobre a Guerra Civil Americana. Uma semana depois, voou para Los Angeles e iniciou as filmagens.

Uma das cláusulas do vínculo o obrigava a gravar a canção-tema do filme, ainda indefinida. Por trás da direção musical estava o compositor Ken Darby. Em The “Love Me Tender” Years Diary, livro de 2006, Trude Forsher, secretária pessoal de Tom Parker, conta um pouco sobre a produção de Darby, baseada em entrevista que a própria fez com o compositor.

O diretor musical revela que sabia do impacto que uma balada na voz de Elvis causaria. Após estudar certas melodias, Darby selecionou cinco e as mostrou para o cantor e ator. O compositor se recorda que Elvis teve decisão imediata e logo escolheu uma, baseada na canção “Aura Lee”, balada da época em que se passava o filme, a Guerra de Secessão.

Darby levou a peça para casa e trocou ideias com a mulher, também compositora. Logo, ela se saiu com o nome “Love Me Tender”. “Não demorou mais de uma noite para Vera escrever algumas estrofes”, conta. No retorno aos estúdios, Darby teve ótima recepção de Elvis, que a talhou a seu feitio.

“Elvis tem o ouvido mais impressionante que já vi. Ele não lê música, mas não precisa. Tudo o que tive de fazer foi tocar a canção uma vez, e ele já a moldou do seu jeito. Ele tem o senso perfeito do que é certo para si próprio. E exercitou essa sensatez ao escolher ‘Love Me Tender’ como sua canção principal”, analisa o diretor musical.

Bem, ao fim e ao cabo, “Love Me Tender” ganhou importância tão grande que mudou o título do filme. E se tornou um sucesso antes mesmo de chegar às lojas!

Elvis a apresentou no Ed Sullivan Show em 9 de setembro e, no dia seguinte, a RCA Victor recebeu mais de 1 milhão de pedidos pelo compacto! Um incrível título de Disco de Ouro antes mesmo de ser lançado… Só o Rei mesmo!

O ano de 1956 ainda reservaria novos saltos para Elvis, como a segunda aparição no palco de Ed Sullivan, no fim daquele mês de outubro.

Mas essa – e outras – história(s) fica(m) pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Love Me Tender”, no vinil:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– songfacts.com

– allmusic.com

– elvis-history-blog.com

– telegraph.co.uk

– chron.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s