Aos 11 anos, Stevie Wonder é aprovado em audição na Motown

Há 55 anos… dia 23 de setembro de 1961.

Aos 11 anos, Stevie Wonder é aprovado em audição na Motown

Aos 4 anos de idade, Stevland Hardaway Judkins se mudou para Detroit com a família. Certamente não sabia que estava no lugar certo, na hora certa. O ano era 1954. Em pouco tempo, seu gigantesco talento com a música encontraria ali o parceiro ideal, ou melhor, a parceira ideal.

Na capital do Michigan, o menino nascido em Saginaw, no mesmo estado, começou a se descobrir. Aos 7, aprendeu piano, depois harmônica, bateria e baixo, tudo sozinho. Ele ainda cantava no coral da igreja e também adorava ouvir todos os estilos de música nas estações de rádio da então cidade dos automóveis.

Em 1959, cinco anos após a chegada da família Hardaway Judkins, nasceria em Detroit a Tamla/Motown, fundada por Berry Gordy. Dois anos depois, os caminhos de Stevie e Berry se encontrariam.

Àquela altura, com apenas 11 anos de idade, o garoto Stevie já ganhara certa notoriedade no bairro onde morava. Tudo por causa das apresentações musicais que fazia ao lado de John Glover, amigo e vizinho, dois anos mais velho. Em pouco tempo, o duo angariou legião de fãs pelos subúrbios de Detroit.

Bom, e como o menino Stevie chegou até Berry Gordy? Simples: John era primo de Ronnie White, do grupo The Miracles (que também tinha Smokey Robinson), o carro-chefe dos primórdios da Motown.

Em junho de 1961, John ligou para Ronnie e perguntou se a dupla poderia se apresentar pra ele. O encontro foi marcado e lá foram os dois. Bobby Rogers, outro membro dos Miracles, também estava presente.

Com composições próprias, Stevie & John deixaram Ronnie e Bobby impressionados. Principalmente o menino de 11 anos. Não somente pelo talento, mas pela audácia.

Entre uma canção e outra, disse o quanto admirava os Miracles, mas pontuou que algumas músicas poderiam ser melhores, especialmente os vocais! E então demonstrou como deveriam ser…!

Extasiado pelo menino, Ronnie White tratou de arranjar uma audição formal para ele e John na Motown.

Foi o que aconteceu em 23 de setembro de 1961.

Primeiro, os meninos se apresentaram para Brian Holland, compositor, arranjador e produtor, já um peso-pesado dentro da gravadora. Depois, para Mickey Stevenson, diretor de repertório e que, no futuro, ajudaria Stevie em muitos trabalhos.

A exemplo de Ronnie e Bobby, Brian e Mickey foram tão impactados que ligaram imediatamente para o chefão Berry Gordy. O recado era claro: pare o que estiver fazendo e venha ouvir esses garotos! Gordy estava jantando.

“Até hoje, me pergunto o que valia mais a pena: comer um belo steak ou me ouvir cantar!”, brinca Stevie Wonder, no livro “Motown Encyclopedia”link abaixo -, no qual se recorda com muita naturalidade daquele 23 de setembro.

Bem, o dono da Motown logo identificou maior talento em Stevie, mas resolveu estabelecer vínculo com os dois. Pouco tempo depois, com todas as devidas precauções tomadas pelo departamento jurídico, afinal, eram dois menores de idade, o contrato foi assinado.

Stevie Wonder decolaria rapidamente na Motown e no showbiz.

John Glover seria deslocado para o time de compositores e chegaria a escrever inúmeros hits. Depois, uma combinação de azar, problemas familiares, má administração do dinheiro, entre outras questões, o levariam para outra estrada, como mostra reportagem do jornal Detroit Free Press, aqui.

Mesmo assim, Stevie Wonder nunca se esqueceu do amigo.

“Fingertips – Part 1 e 2”, de 1963, primeiro sucesso de Stevie Wonder:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– books.google.com.br

– independent.co.uk

– soulwalking.co.uk

– steviewonder.org.uk

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s