The Monkees lançam “Last Train To Clarksville”, o primeiro single

Há 50 anos… dia 16 de agosto de 1966.

The Monkees lançam "Last Train To Clarksville", o primeiro single

Para quem não conhece, os Monkees podem ser considerados a primeira boy band da indústria fonográfica. Foram uma invenção da televisão – especificamente a rede americana NBC. Isso mesmo.

Em poucas linhas: a banda foi criada em 1965 como uma resposta americana aos Beatles. A ideia era ter um show de TV com uma banda imaginária de garotos aspirantes a músicos. Em torno deles, um projeto megalomaníaco de marketing e merchandising. No fim, a ficção virou realidade e os Monkees tiveram relativo sucesso no showbiz.

Dito isso, cinco décadas atrás, a um mês da estreia do sitcom na tevê, eles lançaram o primeiro single: “Last Train To Clarksville”. Já no debute, uma cópia descarada dos quatro garotos de Liverpool.

Composição da dupla Tommy Boyce e Bobby Hart, a canção tem inspiração evidente e declarada em “Paperback Writer”, número 1 nos Estados Unidos três meses antes. O riff de guitarra, o fade out, a estrutura de acordes, os backing vocals (e os vocais), tudo lembra a música de Paul.

Já a letra nasceu de uma confusão de audição de Hart. Ele estava escutando o fim de “Paperback Writer” no rádio e pensou que Paul cantava algo como “take the last train”, quando, na verdade, Macca simplesmente repetia o próprio título da música!

A partir daí, Hart e Boyce conceberam uma canção de protesto. É sobre um cara convocado para a Guerra do Vietnã e tem de pegar o último trem para a base do exército americano em Clarksville. “I don’t know if I’m ever coming back” (“Eu não sei se algum dia voltarei”), diz o final da letra.

Ao contrário do que ocorreria em quase 100% das músicas dos Monkees, a gravação de “Last Train To Clarksville” não contou com a participação dos ilustres membros do Wrecking Crew.

Segundo informações contidas no primeiro álbum da banda, integrantes de uma banda chamada Candy Store Prophets participaram da sessão, em 25 de julho de 1966. O grupo era dos próprios Bobby Hart e Tommy Boyce, que assumiu o violão na gravação.

“Last Train To Clarksville” foi número 1 nos Estados Unidos e Canadá, abrindo caminho para os Monkees. Também atingiu o 23º posto no Reino Unido.

Em 10 de outubro, chegaria às lojas The Monkees, o primeiro álbum da banda formada por Micky Dolenz, Michael Nesmith, Peter Tork e Davy Jones.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Last Train To Clarksville”, no vinil:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

songfacts.com

– rollingstone.com

– spokesman.com

– history.com

– allmusic.com

– monkeeslivealmanac.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s