Nirvana grava clipe de “Smells Like Teen Spirit”

Há 25 anos… dia 17 de agosto de 1991.

Nirvana grava clipe de “Smells Like Teen Spirit”

CHAMADA DE CASTING PARA OS FÃS DO NIRVANA!!!

O NIRVANA precisa de VOCÊ para aparecer no próximo videoclipe, Smells Like Teen Spirit. Você deve ter entre 18 e 25 anos e se passar por um tipo de high school, ex.: playboyzinho, punk, nerd, esportista… Sem roupas com marcas ou logos, por favor! Você precisa estar no GMT Studios, no estúdio 6, SÁBADO, 17 DE AGOSTO, às 11:30. Esteja pronto para várias horas de gravação! Venha ajudar o Nirvana e se divertir!

Em tradução livre, esse é o texto do flyer de convocação de casting para a gravação de um dos mais emblemáticos videoclipes da história da música pop (foto abaixo). Ou, como definiu David Fricke, da Rolling Stone, do “maior show que você poderia imaginar”.

Vinte e cinco anos atrás, o Nirvana imortalizou em vídeo o eterno hino sobre a juventude. Ao custo de muita testosterona e progesterona juvenil, muitas horas e cerca de 50 mil dólares.

Inspirado em “Rock ‘n’ Roll High School”, dos Ramones, e “Over the Edge”, de Jonathan Kaplan, “Smells Like Teen Spirit” teve direção do então jovem Samuel Bayer, que se tornaria O cara na produção de clipes e comerciais.

A principal memória que Bayer guarda da gravação é a total ausência de vaidade de Kurt Cobain, ao contrário de outras estrelas com quem já havia trabalhado antes. “O clipe tinha algo de verdadeiramente essencial deles, do que eles eram”, diz.

Sem dúvida.

Para atingir essa verdade, Kurt conseguiu convencer Bayer a permitir aos “voluntários” que dessem moshes! Resultado: caos e anarquia – também representada nos símbolos das roupas das cheerleaders!

“Assim que começaram a dançar e pular, simplesmente saíam falando ‘foda-se’, porque já estavam tão cansados de toda aquela merda durante todo o dia”, relembra o diretor.

A edição e pós-produção também teve a mão do líder do Nirvana. Infeliz com o produto final, ele acompanhou pessoalmente e refez o trabalho de Bayer até chegar ao resultado que hoje conhecemos tão bem. A principal contribuição de Kurt foi o famoso penúltimo take – a cena que ilustra o post!

O videoclipe de “Smells Like Teen Spirit” estrearia na MTV em 29 de setembro, alguns dias depois do lançamento do histórico Nevermind.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O clipe:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

IMDb

nme.com

alternativenation.net

altpress.com

mtv.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s