Há 35 anos… dia 14 de agosto de 1981.
If you start me up I’ll never stop
(Blog no modo Usain Bolt…)
Aliás, além da letra, dá pra fazer outra conexão entre o homem mais rápido do mundo e a protagonista do post deste 14 de agosto.
Isso porque a raiz melódica de “Start Me Up” é o reggae. Sim, reggae, o som característico da Jamaica de Bolt e Bob Marley.
Ela nasceu durante as gravações do disco Some Girls, entre outubro de 1977 e março de 1978. Era um reggae-rock, com o nome provisório de “Never Stop”. Após dezenas de takes, a banda decidiu deixar a faixa de lado, insatisfeita com o resultado final.
Três anos depois, quando Tattoo You estava no forno e uma nova turnê se avizinhava, o engenheiro de som Chris Kimsey propôs que Mick Jagger fuçasse gravações de arquivo para ver se havia algo aproveitável.
Entre cerca de 50 versões de reggae, o próprio Kimsey encontrou dois takes de “Start Me Up” com pegada mais rock and roll. Então, entre abril e junho de 1981, a canção foi finalmente gravada.
O engenheiro se recorda que a sessão teve 6 horas de duração, incluindo alguns ensaios. Na mixagem, o produtor Bob Clearmountain tratou de operar alguns truques que deixaram “Start Me Up” ainda melhor.
O principal foi o registro de partes dos vocais de Mick Jagger e da bateria de Charlie Watts com um microfone instalado no banheiro dos estúdios! Por isso aquele “murro sonoro” que nos desperta inevitável e imediatamente.
Sonzeira com o selo Stones de qualidade. O riff de Keith, a batida de Charlie, o baixo de Bill Wyman… Aperta o play e tenta não balançar o esqueleto aí!
“É um riff-rocker na tradição de “Honky Tonk Women” ou “Satisfaction”, um rock & roll simples e seco, alimentado por um dos riffs do selo Keith Richards e um sólido contratempo de Charlie Watts”, escreve o allmusic.com.
Tempos depois, os jamaicanos do Toots & the Maytals, enfim, a transformaram em um reggae – ou um ska, se preferir.
“Start Me Up” chegou ao segundo lugar das paradas americanas, sétimo no Reino Unido e ao topo na Austrália. Foi o abre-alas para Tattoo You, lançado dias depois.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Em tempo: olha o mito das pistas cantando Bob Marley!
“Start Me Up”, no vinil!:
Versão reggae:
Outro take reggae:
Fontes e +MAIS: