Há 50 anos… dia 17 de julho de 1966.
Idade: 20 mil anos.
Altura: 40 metros.
Peso: 30 mil toneladas.
Velocidade de voo: Mach 5.
Velocidade de corrida: 450 km/h.
Velocidade de nado: 370 km/h.
Salto em distância: 800 metros.
Arma: raio Spacium.
Seu nome? Ultraman!
Há exatas cinco décadas, um dos mais conhecidos heróis japoneses estreou na TV da Terra do Sol Nascente. Em 17 de julho de 1966, o país ficou conhecendo o tenente Hayata e o capitão Muramatsu, o trio Arashi, Ide e Akiko, todos da Patrulha Científica (S.I.A.), além do monstro Bemlar, da cápsula vermelha, etc.
Nascia o Ultraman.
Uma criação da cabeça de Eiji Tsuburaya. Louco por aviação e modelismo na infância e juventude, ele trabalhou com fotografia e como assistente de direção em filmes – adorava “King Kong” (de 1933), antes de se tornar um mago dos efeitos especiais no Japão.
Em 1954, Eiji se consagrou como diretor de arte e de efeitos especiais em “Godzilla”, a primeira produção de sucesso do gênero tokusatsu. Pouco depois, fundou a Tsuburaya Productions, estúdio pioneiro em efeitos especiais. A criação de estreia foi Ultra Q (1965), uma série inspirada em Além da Imaginação (The Twilight Zone) e A Quinta Dimensão (The Outer Limits).
Então, no ano seguinte, veio Ultraman, o segundo programa em cores transmitido na televisão do Japão.
No primeiro episódio, o guerreiro alienígena do Planeta Luz – localizado exatamente na Nebulosa M-78, a dois milhões de anos-luz da Terra – está na caça de um monstro Bemlar. Já na atmosfera terrestre, sua nave se choca com a do tenente Hayata, da Patrulha Científica.
O tenente não resiste e morre, mas, em troca, Ultraman funde sua energia com o corpo de Hayata e o traz de volta à vida. Agora, ele é humano, membro da S.I.A., e também super herói, ambos combatendo os monstros que querem destruir a Terra.
Ultraman teve 39 capítulos, o último em 9 de abril de 1967. Com o sucesso absoluto, Eiji Tsuburaya criou um novo herói, o Ultraseven, dando sequência para a inesgotável Família Ultra.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Episódio 1, em inglês:
Episódio 1, com abertura em japonês e dublagem em português:
Fontes e +MAIS:
Republicou isso em guzentercio.