Há 115 anos… dia 24 de junho de 1901.

Yo, Picasso.
Este é o título da pintura acima, um dos primeiros autorretratos da carreira de Pablo Ruiz y Picasso, presente em sua primeira exposição em Paris, 115 anos atrás.
É uma declaração afirmativa inequívoca, sem modéstia tampouco vergonha,, como se ele anunciasse, em alto e bom som: “prazer, Picasso!”.
“Esse famoso autorretrato, ‘Yo, Picasso’, tem de estar ranqueado entre um dos mais precoces e bem-sucedidos de todos os tempos. É uma extraordinária afirmação da chegada de um pintor de 19 anos em Paris”, analisa Barnaby Wright, curador de uma recente exposição em Londres, sobre o ano de 1901 na vida de Pablo Picasso.
De fato, o ano marcou a explosão do artista nascido em Málaga, no Sul da Espanha, em 1881. Ele conheceu a cidade-luz na qual viveria boa parte de sua vida em 1900. No ano seguinte, retornou à capital francesa com 100 trabalhos embaixo do braço.
Ambroise Vollard, mecenas de Paul Cézanne, imediatamente aceitou em realizar uma exposição em sua galeria, na rua Lafitte. Paisagens, retratos e cenas cotidianas estavam entre os trabalhos da mostra, recebida com entusiasmo pelos críticos parisienses.
Foi a confirmação do talento de um jovem artista.
Seis anos depois, Picasso causaria o primeiro grande impacto na arte, com o impressionante Les Demoiselles d’Avignon.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Vídeo da Economist revê o ano de 1901 para Picasso:
Fontes e +MAIS:
