Biblioteca de Nova York é inaugurada

Há 105 anos… dia 23 de maio de 1911.

Biblioteca de Nova York é inaugurada

Todos queriam ver o majestoso e imponente edifício localizado na Quinta Avenida. Uma gigantesca construção que levou 14 anos para terminar. Cento e cinco anos atrás, a população da Big Apple estava lá para acompanhar a inauguração de sua biblioteca, a Biblioteca Pública de Nova York.

A cerimônia capitaneada pelo presidente William Howard Taft, com as presenças do governador John Alden Dix e do prefeito William Jay Gaynor, marcou um divisor de águas para a cidade. Nova York adentrava o século 20 mais cosmopolita, emergindo como um grande centro urbano e cultural, fazendo frente a Paris e a Londres.

Tudo se iniciara no final do século 19, quando a Big Apple já tinha população maior que a da capital francesa e estava em vias de passar a da capital da Inglaterra. Figuras de destaque da elite nova-iorquina começaram a pensar em uma grande biblioteca pública, pois, segundo elas, toda grande metrópole precisa de uma à altura.

O ex-governador Samuel J. Tilden era uma dessas pessoas. Pouco antes de sua morte, em 1886, Tilden doou parte de sua fortuna – algo em torno de US$ 2,4 milhões – para a construção de uma biblioteca.

Nova York possuía, então, dois espaços para leitura: as bibliotecas Astor e Lenox, criadas por John Jacob Astor (milionário de origem alemã) e James Lenox, respectivamente. No início dos anos 1890, ambas sofriam com problemas financeiros.

Então, John Bigelow, procurador da cidade e administrador das finanças de Tilden, teve ousado plano para criar uma nova instituição, a Biblioteca Pública de Nova York, atrelada a três fundações: Astor, Lenox e Tilden. Em 23 de maio de 1895, tudo foi assinado.

Após concurso entre quase 90 escritórios de arquitetura, o projeto escolhido foi dos jovens Carrère e Hastings. O resultado final pode ser visto e apreciado até hoje, na maior construção com mármore já realizada nos Estados Unidos, ao custo de US$ 9 milhões.

No dia seguinte à abertura, a Biblioteca Pública de Nova York escancarou as portas ao público. Cerca de 40 mil pessoas passaram por lá. Hoje, por ano, mais de 10 milhões de pessoas visitam e se utilizam do gigantesco acervo, com mais de 50 milhões de livros e diversos itens.

O edifício também foi e é locação para inúmeros filmes, como “Bonequinha de Luxo”, “Os Caça-Fantasmas” e, mais recentemente, “Sex and the City”.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Um pouco sobre a Biblioteca de Nova York:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

– nypl.org

– history.com

– vanityfair.com

– theatlantic.com

– viajeaqui.abril.com.br

– lovingnewyork.com.br

– folha.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.