Há 35 anos… dia 10 de maio de 1981.
15.708.262.
Esse foi o total de votos que alçou o primeiro socialista ao poder na França.
Exatas três décadas e meia atrás, François Maurice Mitterrand foi eleito presidente, ao derrotar, por diferença de pouco mais de 1 milhão de votos, o republicano Valéry Giscard d’Estaing.
Era a terceira tentativa. Mitterrand perdera em 1965, para o General Charles de Gaulle, reeleito para um segundo mandato, e para o próprio Giscard d’Estaing, em 1974.
A união entre socialistas e comunistas – pela Front Comun – imprimiu revés ao então presidente republicano, garantindo a ascensão da esquerda ao cargo máximo do executivo.
Triunfo celebrado como nunca na Terra de Asterix e Obelix.
“Tão logo a vitória da esquerda foi confirmada, explodiu em toda a França uma festa popular equivalente aos carnavais brasileiros. Em Paris, na praça da Bastilha, havia mais de 60 mil pessoas por volta da uma hora da madrugada de hoje”, relatou J.B. Natali, correspondente da Folha na capital francesa.
No primeiro pronunciamento, em hotel na cidade de Chateau-Chinon, da qual era o então prefeito (e deputado), Mitterrand afirmou que o resultado indicava um novo rumo para a França.
“…os franceses escolheram as mudanças sociais que eu propus. Essa vitória é, antes de mais nada, uma vitória da França e de sua juventude, da França e de seus trabalhadores…”, disse o novo presidente.
Após a reeleição de 1988, François Mitterrand ficaria 14 anos na presidência, deixando o cargo em 1995, substituído por Jacques Chirac. Morreria em janeiro de 1996, aos 79 anos.
No próximo 26 de outubro, seu centenário será lembrado e celebrado.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Ou
Mais cette histoire est pour un autre jour … Parce que chaque jour est l’histoire.
Et vive la France!
O anúncio do resultado, ao vivo:
Primeira declaração de Mitterrand após a vitória:
Fontes e +MAIS:
– rfi.fr