Há 30 anos… dia 26 de abril de 1986.
“Um desastre nuclear que derrubou um império”, diz título do texto da Economist, rememorando as três décadas de Chernobyl.
Uma verdade incontestável.
A tragédia ocorrida às 1h23min da madrugada de 26 de abril de 1986 foi crucial para o colapso definitivo da União Soviética. Fato admitido por seu último líder, Mikhail Gorbachev, como lembra a própria revista britânica.
“Mais ainda do que o lançamento da Perestroika, foi, talvez, a verdadeira causa do declínio da União Soviética, cinco anos mais tarde”, diria ele, posteriormente, comparando o seu plano de reestruturação econômica com a catástrofe ocorrida próxima à cidade de Pripyat, hoje Ucrânia.
A explosão do reator número 4 da Usina Nuclear de Chernobyl implodiu as entranhas do império soviético. Nem a censura do próprio Kremlin – Gorbachev só falaria publicamente sobre o acidente no dia 14 de maio! – conteve o inevitável.
Chernobyl foi o triste epílogo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Hoje, Pripyat é uma espécie de museu vivo e a céu aberto daquele triste acontecimento. Uma cidade aos poucos reconquistada pela natureza e pelos turistas, afirma a Economist.
“O que antes eram ruas tornaram-se caminhos florestais; blocos de concreto de apartamentos decorados com slogans e símbolos soviéticos agora são pouco visíveis através das árvores. Cerca de 200 pensionistas posteriormente voltaram às aldeias na área, mas a própria Pripyat permanece morta, uma Pompéia Soviética. Turistas e jornalistas passeiam pelas ruas silenciosas, pontilhadas com outdoors enferrujados de propaganda, tirando fotografias de máscaras de gás, roupas, brinquedos e livros nas salas de aula abandonadas. Alguns podem ter sido posicionados lá deliberadamente pelos organizadores de tours e passeios”, conta a reportagem.
Trinta anos depois, Chernobyl é a lembrança de um passado nem tão distante, de uma época ainda viva na linha do tempo da História.
Como se percebe pelos vídeos e pela quantidade de links abaixo… Não deixe de ver e de ler.
Memória Globo sobre Chernobyl:
Programa “60 minutes”:
“Inside Chernobyl” (2012):
Fontes e +MAIS:
– bbc.com
– wsj.com
– cnn.com