Há 15 anos… dia 28 de março de 2001.
10 x 0.
Pobre Botafogo da Paraíba…
Na noite de 28 de março de 2001, o Botinha de João Pessoa foi o sparring perfeito. Apanhou sem esboçar reação. Tomou 10 gols, não marcou nenhum. Uma pancada doída de despedida da Copa do Brasil.
“Perder por esse placar é para o Íbis. Não aguento mais, a nossa equipe é muito fraca”, desabafou o lateral Freitas, após a partida de volta, válida pela 1ª fase da competição nacional.
O prêmio de consolação para o alvinegro da estrela vermelha acabou sendo o nome cravado na História de um dos maiores estádios do Brasil e do Mundo.
Naquela noite, o Cícero Pompeu de Toledo – por muito tempo, o maior estádio particular do mundo -, abrigou a sua maior goleada. Por consequência, o maior placar do São Paulo Futebol Clube dentro de sua casa.
O time comandado por Vadão, que já tinha vencido o jogo no Almeidão por 1 a 0 (gol de Júlio Baptista), não teve nenhuma dificuldade para passar o trator por cima do frágil adversário liderado por Ademir Müller.
Luis Fabiano abriu o placar, aos 12, França fez mais dois, aos 16 e aos 18, e Luis Fabiano fechou a conta do primeiro tempo em 4 a 0, aos 31. Na etapa final, França fez mais um, a 1 minuto, Júlio Baptista anotou aos 20, Gustavo Nery aos 24, Kaká fez o seu, aos 34, Júlio Baptista guardou de novo, aos 39, e Fabiano Souza passou a régua, marcando o 10º aos 44.
São Paulo 10 x 0 Botafogo-PB.
O hat-trick fez França alcançar Raí na tabela de artilheiros do Clube da Fé: 128 gols cada um. Hoje, o já aposentado atacante está em quinto lugar na História tricolor, com 182 tentos, atrás de Serginho Chulapa, Gino Orlando, Luis Fabiano e Teixeirinha. Raí é o 11º, atrás de Rogério Ceni (131!).
Ah, dois detalhes relevantes daquele 28 de março de 2001: menos de duas mil pessoas estiveram presentes para assistir ao duelo.
Talvez por causa do desgosto em ver, mais cedo, a seleção brasileira comandada por Leão – com os são-paulinos Rogério Ceni e Belletti entre os titulares – perder pela primeira vez na História para o Equador, em partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Os gols de São Paulo 10 x 0 Botafogo-PB:
Fontes e +MAIS:
– Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa