Trevor Berbick se torna o novo campeão dos pesados

Há 30 anos… dia 22 de março de 1986.

O jamaicano naturalizado canadense Trevor Berbick viveu o suficiente para acumular algumas passagens marcantes dentro do ringue. Bem, “marcante” é pouco para definir ao menos duas lutas de sua carreira no boxe.

Em 1981, ele foi o último homem a encarar a lenda Muhammad Ali. Antagonista e testemunha ocular do capítulo final do maior boxeador de todos os tempos.

Em 1986, foi um dos tantos a sentir a fúria de Mike Tyson. Não suportou dois rounds e perdeu o título dos pesos-pesados.

Ali & Tyson. Nada mal. Além de Berbick, somente Larry Holmes pode dizer que esteve frente a frente com esses dois monstros da nobre arte.

Bem, trinta anos atrás, o pugilista nascido em Port Antonio chegou ao clímax de sua história profissional, ao conquistar o título dos pesados pelo Conselho Mundial de Boxe. Diante de duas mil pessoas presentes no Hotel e Cassino Riviera, em Las Vegas, Berbick derrotou o então campeão Pinklon Thomas após 12 rounds, em decisão unânime dos juízes: 115-114 e 115-113(2).

“Foi uma luta desgastante e Berbick simplesmente minou as energias de Thomas com sua força e rapidez”, relatou a Associated Press, destacando as marcas do embate nos dois boxeadores. “Berbick teve os dois olhos machucados e Thomas sofreu corte no lado de seu olho esquerdo”.

O desafiante quase derrubou o campeão no 11º round, quando aplicou sequência de pesados golpes. Pinklon chegou a dobrar os calcanhares, mas contra golpeou e conseguiu sair do sufoco. Não escapou, no entanto, do julgamento do trio de arbitragem e perdeu o cinturão na segunda defesa do título.

Berbick ficaria no trono dos pesados até novembro, quando sucumbiu diante de um mortífero e jovem Tyson, então com 20 anos de idade (o mais jovem campeão da categoria na História).

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A luta, na íntegra:

Fontes:

– boxrec.com

Wikipedia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.