Beach Boys lançam o single “Sloop John B”

Há 50 anos… dia 21 de março de 1966.

Beach Boys lançam o single "Sloop John B"

“Como transformei uma canção folclórica de Nassau no maior hit do mais cultuado álbum da minha banda”.

Podia ser título de livro do gênio Brian Wilson. Foi exatamente isso que ele fez com “Sloop John B”, single lançado pelos Beach Boys há cinco décadas – com “You’re So Good to Me” no lado B.

Verdade que Brian contou com a ajuda dos companheiros, principalmente de Al Jardine. Grande fã da folk music, Al sugeriu que a banda gravasse versão própria de “The John B. Sails”, tradicional canção da região das Bahamas do início do século 20.

A música já ganhara algumas interpretações a partir dos anos 1950, com diferentes nomes (“I Want to Go Home”, “Wreck of the John B” e “Sloop John B”). A mais conhecida – e na qual Brian e Al se basearam – é a do Kingston Trio (mas vale conferir também a de Johnny Cash, de 1959!).

Al insistiu tanto – e do jeito certo! – que Brian foi dobrado.

“A original é basicamente uma canção de três acordes, e eu sabia que não iria decolar. Então, fiz algumas pequenas alterações, e estendi as possibilidades do ponto de vista vocal. Enfim, toquei para Brian, me afastei do piano e voltamos ao trabalho. No dia seguinte, recebi um telefonema para vir ao estúdio. Brian tocou a música pra mim, e fiquei encantado. Da ideia inicial para a composição final foram menos de 24 horas”, conta ele, sobre os bastidores de gravação de “Sloop John B”.

Além da melodia inovadora e moderna, a versão dos Beach Boys tem algumas modificações na letra. Por exemplo, Brian trocou o trecho “This is the worst trip since I’ve been born” por “This is the worst trip I’ve ever been on”. Uma explícita referência ao LSD e à contracultura ainda nascente naquele 1966.

“Sloop John B” entrou nas paradas da Billboard em menos de 10 dias após o lançamento e atingiu o seu pico – 3ºlugar – em 7 de maio. No Reino Unido, chegou ao segundo posto, enquanto que alcançou o #1 na Alemanha, Áustria, Noruega, Suécia, Suíça, Holanda, África do Sul e Nova Zelândia.

Sétima faixa de Pet Sounds – fecha o lado A –, “Sloop John B” é a mais bem-sucedida, comercialmente, do 11º e melhor álbum dos Beach Boys. Uma obra-prima que o mundo conheceria em 16 de maio de 1966.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Clipe de “Sloop John B”:

Fontes:

Wikipedia

songfacts.com

Fala!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.