Alanis Morissette lança o single “Ironic”

Há 20 anos… dia 27 de fevereiro de 1996.

Alanis Morissette lança o single "Ironic"

No ano passado, Alanis Morissette celebrou os 20 anos de seu mais bem-sucedido álbum, Jagged Little Pill. Em duas ocasiões, a canadense se utilizou da canção “Ironic” para relembrar o 20º aniversário do terceiro disco de estúdio.

Em novembro, no Tonight Show de Jimmy Fallon, Alanis protagonizou, ao lado de Meghan Trainor e do próprio anfitrião, uma inusitada performance da música – veja aqui.

Antes, em outubro, ela esteve no Late Late Show de James Corden. Vestidos à caráter, como no famoso clipe, cantaram uma versão atualizada e engraçada da 10ª faixa de Jagged Little Pill. Em uma auto ironia, Alanis resgatou a antiga polêmica sobre a música com o verso: “it’s singing ironic, but there are no ironies” (“é como cantar ‘Ironic’, que não tem nenhuma ironia”). 

Quando o CD foi lançado, em 13 de junho de 1995, à parte o estrondoso sucesso de vendas e de crítica, nasceu também a controvérsia sobre a construção da letra de “Ironic”, que foi um dos seis singles lançados posteriormente ao álbum.

Jornalistas, professores de linguística e especialistas em figuras de linguagem disseram que, na verdade, não há ironias na letra. Tecnicamente, as imagens criadas por Alanis e Ballard (“It’s like rain on your wedding day” ou “traffic jam when you’re already late”) não se encaixam em qualquer definição de ironia.

Comediantes aproveitaram a deixa para tirar sarro de Alanis, que não levou muito a sério a polêmica. Ao contrário….

“Para mim, o grande debate sobre se o que eu estava dizendo em ‘Ironic’ era irônico não foi traumático. Eu sempre abracei o fato de que, de tempos em tempos, eu seria a rainha do mau uso das palavras. E quando Glen e eu escrevíamos a letra, definitivamente não estávamos focados a nos certificar de que tudo era tecnicamente irônico”, afirmou Alanis, anos depois.

Do outro lado da história, também existe muita gente que a defende, como Michael Reid Roberts fez em texto no site The American Readerlink abaixo.

Equivocada ou não no quesito linguístico, o fato é que “Ironic” foi e é um grande sucesso de Alanis Morissette. Foi a primeira música dela a entrar no top10 das paradas, teve duas indicações para o Grammy e ainda faturou 3 prêmios no MTV Music Awards de 1996.

É ou não é irônico?

Em 9 de julho daquele ano, ela lançaria o quarto compacto de Jagged Little Pill, “You Learn”.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O clipe de “Ironic”:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

– songfacts.com

– isitironic.com

– theamericanreader.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.