Elvis Presley tem primeira aparição nacional na TV

Há 60 anos… dia 28 de janeiro de 1956.

Elvis Presley tem primeira aparição nacional na TV

Janeiro de 1956 talvez tenha sido o mês mais importante da carreira de Elvis Presley, como bem sugeriu Phil Arnold no elvisblog.net.

Uma breve cronologia:

No dia 10, Elvis, Scotty Moore, DJ Fontana e Bill Black tiveram a primeira sessão pela RCA, nos estúdios da gravadora, em Nova York. Na ocasião, fizeram takes de “I Got A Woman”, de Ray Charles, “Money Honey”, dos Drifters, e, mais importante, “Heartbreak Hotel”.

No dia 15, acontece uma das últimas aparições de Elvis no show de TV Louisiana Hayride. Cinco dias mais tarde, em 20 de janeiro, ele faria a última apresentação como atração secundária, em Forth Worth, no Texas, em derradeiro show de uma turnê de seis dias pelo estado do Sul dos EUA.

No dia 27, Elvis lançou seu primeiro trabalho pela RCA, o compacto de “Heartbreak Hotel”, com “I Was the One” no lado B.

Então, um dia depois, em um sábado, o país seria apresentado ao futuro Rei do Rock. Seis décadas atrás, Elvis teve a sua primeira aparição em rede nacional na televisão, no Stage Show, da rede CBS.

Comandado pelos irmãos e big band leaders Tommy e Jimmy Dorsey, o programa era transmitido direto do lendário estúdio 50 da CBS, o mesmo que hospedava o Ed Sullivan Show, em que, sete meses depois o mesmo Elvis Presley brilharia.

Naquela noite, ele fez a primeira de seis performances no programa. Inicialmente, o empresário Tom Parker tinha fechado quatro apresentações, mas o sucesso estrondoso do garoto do Mississippi fez com que os irmãos Dorsey fechassem mais duas.

Na estreia, Elvis foi introduzido à plateia presente e aos telespectadores em casa por Bill Randle, um então renomado disque jóquei de Cleveland, Ohio. Randle foi premonitório:

“Gostaríamos agora de chamar um jovem que, como muitos cantores – Johnnie Ray, por exemplo –, saiu do nada para se tornar estrela. Esse rapaz foi visto inicialmente em alguns filmes, mas acreditamos que nessa noite ele irá fazer História na TV. Queremos que conheçam Elvis Presley! Aí está ele!”.

Vestido com uma camisa preta, gravata branca e um estiloso terno de tweed, o topetudo chegou chegando. Acompanhado de Scotty Moore, DJ Fontana e Bill Black, Elvis mandou “Shake, Rattle and Roll” e “Flip, Flop and Fly”, antes de conversar brevemente com a plateia e terminar com “I Got a Woman”.

No público, aplausos e gritinhos, em um frisson que significava, ao mesmo tempo, certa incompreensão e grande espanto diante do ousado e desenvolto rapaz de topete alto, voz peculiar e trejeitos nunca antes vistos.

Foi arrebatador.

Dois dias depois, Elvis fecharia aquele mês incrível gravando a sua versão de “Blue Suede Shoes”, de Carl Perkins.

E, em 23 de março, um dia antes de sua última aparição no Stage Show, lançaria o seu primeiro disco pela RCA.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A apresentação:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

– elvispresleymusic.com.au

– elvis-history-blog.com

– mprnews.org

– scottymoore.net

IMDb

– rollingstone.com8

– tenhomaisdiscosqueamigos.com

– seuhistory.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.