Wilt Chamberlain estabelece recorde de rebotes na NBA

Há 55 anos… dia 24 de novembro de 1960.

Wilt Chamberlain estabelece recorde de rebotes na NBA

“É difícil acreditar que algum dia haverá outro jogador capaz de dominar tantas categorias estatísticas como o Big Dipper”, diz a página de recordes de Wilt Chamberlain, no site oficial da NBA.

Impossível negar e os números estão aí para comprovar. Até o fim dos tempos, da existência de vida humana na Terra ou do próprio planeta no Universo, Chamberlain certamente reinará absoluto em quase todas as marcas que estabeleceu em 14 anos de Liga Americana de Basquete.

Há cinco décadas e meia, o gigante de 2m16cm anotou um de seus impressionantes recordes – e logo em sua primeira temporada: 55 rebotes em um único jogo. Para efeito de comparação, na temporada 2014-2015 da NBA, DeAndre Jordan (Los Angeles Clippers) e Andre Johnson (Detroit Pistons) terminaram empatados como os maiores reboteiros em uma partida: 27. Ou seja, juntos eles sequer se igualam ao “Golias”!

Naquela noite, Chamberlain foi o dono do jogo, apesar de derrota de seu time, o Philadelphia Warriors, 129 a 132, diante do Boston Celtics de Bill Russell.

Aliás, uma tônica da rivalidade Chamberlain VS. Russell/Russell VS. Chamberlain, considerada uma das maiores, senão a maior, na história da NBA e do basquete profissional. Segundo os especialistas, era o duelo do individualista (Chamberlain) contra o jogador coletivo (Russell). Aquela noite e os números sustentam a tese.

Chamberlain é superior nas estatísticas individuais: em 143 encontros entre eles, o “Golias” teve média de 28,7 pontos e 28,7 rebotes, contra 14,5 e 23,7 de Russell. No embate time contra time, a superioridade e o domínio são totais do Celtics sobre as camisas de Chamberlain (Warriors, 76ers e Lakers): 57 a 37 em jogos de temporada regular; 29 a 20 em partidas de playoffs.

O jogo do dia 24 de novembro de 1960 ratifica os números: mais uma vez o Big Dipper foi superior a Russell, enquanto que uma vez mais o time de Russell sobrepujou o de Chamberlain.

“Eu nunca tinha visto Russell tão perturbado como naquele jogo em que Wilt pegou 55 rebotes. Wilt dominou a parada, pegando tudo o quê estava por perto”, relembra Harvey Pollack, célebre e lendário diretor de estatística do Philadelphia, falecido em junho deste ano.

Ah, e só pra constar: Chamberlain anotou 34 pontos e Russell fez 18. Outro dado bacana é que ambos são os únicos a ultrapassarem a barreira dos 50 rebotes em um único jogo. Eles aparecem em 19 das 20 primeiras colocações no ranking histórico do quesito, diga-se de passagem.

Bem, o “Golias” assombraria definitivamente o mundo do basquete ao anotar a marca de 100 pontos contra o New York Knicks, em março de 1962.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

P.S.: Na foto, claro, Wilt Chamberlain e Bill Russell!

Lances de Wilt Chamberlain:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

history.com

nba.com/sixers

nba.com

– uproxx.com

– basketball-reference.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.