Com gol, Neymar estreia pela seleção brasileira

Há 5 anos… dia 10 de agosto de 2010.

Com gol, Neymar estreia pela seleção brasileira

Havia certa expectativa para a primeira partida daquela “nova” seleção brasileira. Mais de um mês após o fracasso na Copa do Mundo da África do Sul, com o consequente fim da Era Dunga I, todos queriam ver o renovado escrete em ação.

Era a estreia de Mano Menezes no comando técnico, mas as manchetes e os holofotes estavam voltados para outros personagens: Paulo Henrique Ganso e Neymar, a talentosa dupla dos novos “Meninos da Vila”, que acabara de comandar o Santos nas conquistas do Paulistão e da inédita Copa do Brasil.

“Célebres, jovens santistas fazem estreia na seleção”, dizia o título de matéria no caderno Esporte da Folha, de 10 de agosto de 2010. A reportagem de Paulo Cobos mostrava o alto status de Ganso e Neymar logo no primeiro jogo com a camisa amarela e como cada um deles estava lidando com a pressão e a expectativa antes do duelo contra os Estados Unidos, em New Jersey.

Curioso notar como Paulo Henrique Ganso era visto por muitos com mais potencial do que Neymar. Cinco anos depois, a avaliação é outra, certamente…

Mas voltemos àquele 10 de agosto. Mano escalou um time titular totalmente renovado, com apenas um remanescente dos 11 de Dunga no mundial africano. Companheiro do dueto de meninos do Santos, Robinho recebeu a faixa de capitão e a missão de comandar a garotada.

A escalação inicial do Brasil tinha Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Neymar, Pato e Robinho.

Quando Silviu Petrescu trilou o apito no estádio New Meadowlands, os meninos começaram a desfilar bom repertório de jogadas e envolveram os americanos, apesar de a primeira chance ter sido dos anfitriões, com Donovan. Após dois ataques incisivos, com Pato e André Santos, o Brasil abriu o placar, aos 28 minutos.

E foi Neymar o autor do gol. A exemplo do que acontecera no Santos, em março de 2009, e do que aconteceria no Barcelona, em agosto de 2013, o atacante usou a cabeça para fazer o primeiro tento pela seleção brasileira. Em ótimo cruzamento de André Santos, o camisa 11 testou firme, no canto direito de Tim Howard.

A equipe de Mano seguiu no ataque e o segundo gol saiu no finalzinho do primeiro tempo. Em boa trama no meio, Ganso passou a Ramires, que enfiou para Pato. O atacante driblou Howard e tocou com a meta livre. Brasil 2 a 0.

Na etapa final, Robinho meteu bola na trave, os americanos tiveram gol anulado com acerto da arbitragem, Neymar quase deixou mais um, em duas ótimas oportunidades, e Ganso teve azar, em chutaço de fora da área que também carimbou o poste americano.

As estreias de Mano, Neymar e Ganso davam esperança de que a seleção brasileira reconquistaria o respeito de todos.

Tudo acabaria em 8 de julho de 2014, na semifinal da Copa do Mundo. E nenhum dos três debutantes daquele 10 de agosto estava em campo…

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Melhores momentos de Brasil 2 x 0 EUA:

Fontes e +MAIS:

Acervo Folha

Acervo Estadão

– jogosdaselecaobrasileira.wordpress.com

– espn.uol.com.br

– globoesporte.globo.com

– futdados.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.