“Esqueceram de Mim” estreia nos EUA e no Canadá

Há 25 anos… dia 16 de novembro de 1990.

"Esqueceram de Mim" estreia nos EUA e no Canadá

POR FELIPE FIGUEIREDO MELLO*

Um clássico absoluto!

Daqueles filmes que, não importa a minha idade ou o quê estou fazendo, sempre vou parar pra assistir. Nem que seja um breve “Fique com o troco, seu animal!” – “Keep the change you filthy animal!”.

Quando eu era muito pequeno, aos 4 ou 5 anos de idade, minha família tinha o hábito de assistir filmes toda sexta (ou sábado) à noite. Imagino que era uma forma que meus pais encontraram de apertar laços e, de quebra, não precisar arrastar uma tropa de cinco crianças para fora de casa. De qualquer forma, aquilo ficou marcado demais na minha memória: a família toda aconchegada no chão e nos dois sofás da sala de televisão (naquele tempo, ainda uma 24 polegadas, no máximo!).

O desafio, portanto, era escolher na locadora (!) filmes que atendessem a uma faixa etária dos 5 aos 45!

Um dos inesquecíveis, pra mim, foi “Esqueceram de Mim” (“Home Alone”), lançado há 25 anos, e que catapultou a carreira do ator ainda mirim, Macaulay Culkin, que interpreta Kevin. O roteiro e produção são do inconfundível John Hughes, o mestre que captou como poucos a juventude americana dos anos 1980 e 1990 e assinou, entre outros, “Clube dos Cinco” e “Curtindo a Vida Adoidado”.

A trama do filme se desenrola quando o terrível caçula da grande família McCallister, Kevin, é esquecido em casa, em um bairro rico de Chicago, antes do embarque da comitiva para Paris. Aproveitando-se da ausência de vários moradores, por conta do Natal, mas sem saber da presença solitária do garoto em casa, a dupla de bandidos Harry e Marv, interpretados em brilhante sintonia por Joe Pesci e Daniel Stern, planeja o rapa na vizinhança.

“Esqueceram de Mim” tem aquele encanto que poucos filmes tem: o de nos jogar de volta à infância e nos aprisionar ali até os créditos aparecerem.

Talvez seja uma das compreensões possíveis para o fato de Culkin nunca ter conseguido dar sequência à sua carreira. O filme foi um sucesso tão estrondoso que é difícil dissociá-lo daquele menino de toalha enrolada na cintura gritando diante do espelho. Kevin está para Culkin assim como Ferris Bueller está para Matthew Broderick.

Dois anos depois, o pequeno Kevin brilharia novamente, na sequência filmada em Nova York, de novo com mesmo elenco, direção e o toque de Midas de John Hughes.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

* Felipe Figueiredo Mello adora os filmes de John Hughes e tem dificuldade de escolher o melhor do diretor.

Trailer de “Esqueceram de Mim”:

Fontes e +MAIS:

IMDb

Wikipedia

Wikipédia

mentalfloss.com

vox.com

– forbes.com

– chicagomag.com

– cultura.estadao.com.br

– abcnews.go.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.