O recorde de touchdowns de Joe Montana em um jogo

Há 25 anos… dia 14 de outubro de 1990.

O recorde de touchdowns de Joe Montana em um jogo

POR FLAVIO MELLO*

Touchdown, 49ers!

Essas palavras foram usadas inúmeras vezes ao longo dos anos 1980. O time de São Francisco simplesmente dominou a NFL ao longo da década. Foram 4 conquistas de Super Bowl, com 5 finais de conferência da NFC. A grande constante ao longo deste tempo todo?

Joe Montana!

O quarterback é presença garantida em qualquer discussão de “o melhor de todos os tempos da NFL”. Seus 4 anéis do Super Bowl lhe garantem isso. De suas mãos, saíram nada menos que 273 touchdowns. O recorde em um só jogo foram 6, marcados há exatos 25 anos, no dia 14 de outubro de 1990.

A partida aconteceu na sexta semana da temporada, na casa do Atlanta Falcons. O ataque dos 49ers foi praticamente todo baseado no jogo aéreo. Para isso, Montana contou com boa ajuda de Jerry Rice (com ele, na foto). O lendário recebedor foi responsável por quase metade das jardas conquistadas pelo time, além de 5 recepções para touchdown.

Para quem começou a acompanhar a bola oval recentemente, o feito de Montana pode não parecer tão grandioso. Afinal, só em 2014, tivemos 4 jogos com essa marca. A diferença é que hoje o jogo e as regras são mais favoráveis para o duelo aéreo.

É verdade, também, que o fato de estarmos vivendo uma era de grandes quarterbacks ajuda a ter essa percepção distorcida. Ainda em atividade, temos Big Ben, Tom Brady, Aaron Rodgers, os irmãos Manning e Drew Brees. Porém, mesmo com essa lista extensa, são pouquíssimos os que sequer entram no debate da comparação com Montana.

De qualquer maneira, este foi apenas um da longa lista de feitos de Joe Montana.

Anos depois, Deion Sanders que participou deste jogo pelos Falcons, se juntaria aos 49ers e ajudaria o time liderado por Steve Young e Jerry Rice à mais uma conquista de Super Bowl.

Mas essa história fica para outro dia… Porque todo dia é histórico.

* Flavio Mello tem 27 anos, nunca viu Joe Montana jogar, e apesar de sempre escolher o 49ers quando jogava John Madden no Super Nintendo, sempre tentava correr com o quarterback. E o pior é funcionava.

Highlights da carreira de Joe Montana:

Fontes e +MAIS:

– bleacherreport.com

– nfl.com

– pro-football-reference.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s