MacGyver estreia na TV americana

Há 30 anos… dia 29 de setembro de 1985.

MacGyver estreia na TV americana

MacGyver estreou 30 anos atrás, hoje, em 1985, na ABC. A série teve sete temporadas, terminando em maio de 1992. O show foi bem, teve boa audiência, nada espetacular; foi uma daquelas séries que tiveram uma espécie de status mítico que a manteve viva na cultura muito depois de sair do ar. MacGyver é, para ser clara, um puro deleite para assistir hoje, e apenas parcialmente por causa do épico homem-mullet Richard Dean Anderson. É extremamente extravagante. É ocasionalmente fascinante. É a década de 1980 encarnada. É como colocar uma calça legging e sair por aí.”

O impagável texto de Megan Garber, no site da revista The Atlantic (link abaixo), recorda a também impagável série MacGyver. Para nós, brasileiros, Profissão: Perigo (e logo vem na cabeça a música do Rush, “Tom Sawyer”!). Invenção tupiniquim, aliás… Ressentida de uma abertura da produção americana, a TV Globo criou uma vinheta, com inestimável ajuda da Herbert Richers! Mais brazuca, impossível!

Neste 29 de setembro, Angus MacGyver completa três décadas da estreia na rede ABC. Neste mesmo dia, 30 anos atrás, foi ao ar o episódio piloto do seriado, que até adentrou aos anos 1990, mas não conseguiu se descolar dos 80’s.

Na verdade, é quase impossível discordar de Megan: ô série datada! Tem certidão registrada na década de 1980. Basta ver o mullet do nosso self-made-lead-actor… Hoje, é um baita de um cult. Tem até um meme generator!

Vale a pena se deliciar com o texto na Atlantic. Mas, indo além das palavras de Megan e das conhecidas saídas mirabolantes do agente especial, nas quais ele se utiliza de um ovo, um clipe, uma barra de chocolate ou um chiclete (ou tudo isso junto!), há uma ou duas coisas interessantes que talvez você não saiba sobre o nosso amigo Angus.

Por exemplo: o episódio piloto é o único em que vemos MacGyver com uma arma de fogo. A explicação está no 4º capítulo da 2ª temporada. O bravo e heroico protagonista tinha trauma de revólveres e pistolas por causa de um acidente na infância, que acabou matando um amigo.

Outra: Richard Dean Anderson foi escolhido protagonista depois de usar óculos durante seu teste. Segundo o diretor de elenco, o gesto mostrou simplicidade do ator, traço que ele buscava no personagem principal.

Bom, a contagem regressiva para a publicação do post começou aqui e o éfemello está longe de ser MacGyver para estender o deadline

Pra terminar, legal lembrar que MacGyver foi substituída pela série The Young Indiana Jones Chronicles, uma co-produção de George Lucas e Steven Spielberg sobre o super arqueólogo vivido por Harrison Ford nos cinemas.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

P.S: acabei de lembrar que a voz dublada do MacGyver era a mesma do He-Man! Ê, anos 1980!

Veja abertura da Globo, com “Tom Sawyer”, do Rush:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

theatlantic.com

– macgyver.wikia.com

– revistagalileu.globo.com

IMDb

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.