Há 140 anos… dia 25 de agosto de 1875.
“Nada grandioso é fácil”.
Uma síntese perfeita para a biografia de Matthew Webb, o capitão Webb. Há 140 anos, o inglês de Dawley superou 63 tortuosos quilômetros para entrar na História como o primeiro homem a atravessar o Canal da Mancha. Sem colete salva-vida e nadando em ziguezague! Porque nada grandioso é fácil.
No dia 25 de agosto de 1875, às 10h41min, o capitão da Marinha Mercante britânica tocou o solo de Calais, na França. Quase 22 horas antes, ele saía de Dover, em seu país natal, para iniciar a grande empreitada de sua vida. Tinha 27 anos.
“Neste momento, o capitão é, provavelmente, o mais conhecido e o mais popular homem do mundo”, decretou, com certo exagero, o jornal Daily Telegraph. Se bem que o mundo girava em torno da Inglaterra da Rainha Vitória…
A fascinação de Matthew Webb pela natação e pelo mar começou desde pequeno. Ele era conhecido pela resistência dentro da água. Durante a formação na Marinha, ganhou notoriedade por inúmeros desafios em mares perigosos.
Na década de 1870, decidiu dar um salto: atravessar o Canal da Mancha. Treinou em águas frias, se preparou e fez uma primeira tentativa, no início de agosto. Não deu certo, mas Webb estava obcecado e foi para o segundo intento. Entrou para os livros de História.
Depois, morreria de forma trágica, nas cataratas do Niágara, nos Estados Unidos.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Em tempo: A frase que inicia o texto está em um memorial inaugurado em 1908, ano em que marcaria os 60 anos do capitão Matthew Webb.
Trailer do filme “Captain Webb”, de 2015:
Fontes e +MAIS: