Microsoft lança o Windows 95

Há 20 anos… dia 24 de agosto de 1995.

Microsoft lança o Windows 95

“If you start me up, I’ll never stop!”.

“Se você me ‘iniciar’, eu nunca mais vou parar!”.

Era a mensagem que Bill Gates queria passar no lançamento do Windows 95, o novo sistema operacional da Microsoft, um marco na história da empresa e do PC, o computador pessoal.

O chefão da companhia usou e abusou de “Start Me Up”, dos Stones, para mostrar ao mundo seu mais novo “filho”. Fazia sentido, já que o grande destaque da ferramenta era o menu “Iniciar”. Dizem até que a ideia partiu de um psicólogo behaviorista, contratado para estudar o programa e deixá-lo mais fácil de usar.

O fato é que hoje, 20 anos depois, além do botão, é possível ver inúmeras semelhanças daquele software com o mais recente lançado pela Microsoft, o Windows 10. O “Iniciar”, aliás, havia sido alijado do 8, mas retornou firme e forte na versão mais atual, tamanha foi a gritaria dos usuários. É, o psicólogo estava certo…

Outra função marcante foi o Internet Explorer, o primeiro modelo de navegador da Microsoft. Bill Gates resolveu entrar na disputa da rede mundial de computadores e se deu muito bem, obrigado: conquistou o mercado rapidamente, batendo o Netscape Navigator em questão de anos. Atualmente, a concorrência com o Mozilla Firefox e o Google Chrome colocou o IE na berlinda, mas a companhia quer recuperar terreno com o Edge.

Os joguinhos foram uma grande novidade. O famoso Campo Minado, por exemplo, virou uma verdadeira febre, assim como o Jogo de Cartas, claro. Havia, ainda, as ferramentas que permanecem até hoje, como a Calculadora, o indispensável Bloco de Notas e o Paint.

No primeiro ano, o Windows 95 vendeu 40 milhões de cópias, um estrondoso sucesso se pensarmos que nem todo mundo tinha computador em casa na época. O preço era de US$ 90 nos EUA e R$ 125 no Brasil, na versão em português.

O Windows 95 foi substituído três anos depois, pelo Windows 98.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Reportagem do JN sobre o Windows 95:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

theverge.com

– telegraph.co.uk

– Acervo Estadão

– techtudo.com.br

– idgnow.com.br

– gizmodo.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.