Lou Reed faz seu último show com o Velvet Underground

Há 45 anos… dia 23 de agosto de 1970.

Lou Reed faz seu último show com o Velvet Underground

Ele não estava muito satisfeito com os rumos da banda e os companheiros sabiam disso. Havia, ainda, a pressão do empresário e amigo Steve Sesnick, com quem estava meio brigado. Lou Reed queria uma nova estrada e o Velvet Underground não fazia mais parte de seus planos. O casamento de mais de 5 anos e quatro álbuns estava próximo do fim.

Mas ninguém imaginava que o “noivo” fosse embora antes de a festa acabar…

Era a última das nove longas semanas de uma extensa temporada no lendário Max’s Kansas City, em Nova York, lugar onde o grupo se sentia em casa. Três meses de expediente dobrado, com dois shows por noite.

A maratona terminaria no dia 28. Lou Reed não esperou. No dia 23 de agosto de 1970, empunhou a guitarra e o microfone pela última vez como bandleader de uma das mais influentes bandas americanas da segunda metade dos anos 1960. Um das grandes da História do rock and roll.

Maureen Tucker, a baterista, de licença maternidade, era a única que já sabia da saída de Reed. Doug Yule e Sterling Morrison nem desconfiavam, muito menos Billy Yule, irmão de Doug e substituto de Maureen na turnê no Max’s.

Então, quando Reed começou os primeiros riffs de “I’m Waiting for the Man”, somente a espectadora Maureen tinha conhecimento de que aquele era o último ato. Na noite seguinte, Yule foi surpreendido pela notícia, trazida por Steve Sesnick, a uma hora do início do primeiro show.

“Eu estava esperando [Lou], achava que tinha se atrasado”, disse o baixista, em entrevista de 2013, em que também culpa o empresário pela saída do líder do Velvet. Foi Yule quem assumiu a vaga de Reed.

O Velvet seguiu e Lou Reed iniciou uma bem-sucedida carreira solo, que teve auge com o segundo álbum, Transformer, de 1972, mesmo ano de lançamento de Live at Max’s Kansas City, com aquele último show (a capa é a foto deste post).

Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O lado A do show:

Fontes:

history.com

Wikipedia

seuhistory.com

– worldcafe.tumblr.com

– villagevoice.com

allmusic.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s