A bordo da Sputnik 5, cães Belka e Strelka retornam à Terra

Há 55 anos… dia 20 de agosto de 1960.

A bordo da Sputnik 5, cães Belka e Strelka retornam à Terra

Há mais de meio século, a União Soviética e o mundo celebravam uma simpática dupla de cães. Acompanhados de uma patota, Belka e Strelka foram os primeiros seres vivos a retornarem sãos e salvos de uma missão espacial.

A bordo da Sputnik 5, os cachorros decolaram na manhã de 19 de agosto, deram exatas 18 voltas em torno da Terra e regressaram pouco menos de 24 horas depois. Além deles, havia um coelho, 42 camundongos, dois ratos e mais algumas plantas. Todos voltaram com vida e muito bem, obrigado.

A missão desenvolvida pelos soviéticos, também conhecida como Korabl-Sputnik 2, já era a terceira do Programa Vostok e a terceira tentativa de mandar seres vivos ao Espaço.

Na primeira, em novembro de 1957, a cachorrinha Laika se tornou o primeiro ser vivo a orbitar a Terra. Infelizmente, as falhas na Sputnik 2, como superaquecimento e falta de oxigênio, fizeram com que Laika não suportasse. Entre a 6ª e a 7ª hora da missão, ela não resistiu e morreu.

Poucas semanas antes do lançamento da Sputnik 5, os soviéticos tiveram outra experiência mal sucedida. Problemas na decolagem da espaçonave, entre outras questões, vitimaram os cães Chaika e Lisichka.

Por isso, quando Belka (esquilo, em russo) e Strelka (arco) voltaram, houve muita celebração dos soviéticos. Não é preciso dizer que a dupla ganhou enorme notoriedade e teve mais do que os 15 minutos de fama.

Strelka, por exemplo, teve uma ninhada de 6 filhotes, incluindo Pushok e Pushinka. O primeiro acabou participando de vários experimentos em Terra, mas nunca saiu em missão alguma. Quem se deu bem mesmo foi Pushinka.

Em 1961, Nikita Khrushchev a presenteou para Caroline, filha de John Kennedy. Pushinka foi para a Casa Branca, teve tórrido romance com Charlie, gerando mais 4 filhotes, que eram chamados sarcasticamente de pupniks por Kennedy!

Fofocas caninas à parte, o fato é que a missão de Belka e Strelka foi um passo enorme para que um ser humano fosse enviado ao Espaço. Menos de 8 meses depois, Yuri Gagarin se tornaria o primeiro homem a avistar a Terra lá de cima.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A viagem de Belka e Strelka:

Fontes:

Wikipédia

Wikipedia

– themarketbusiness.com

Acervo Estadão

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s