Começa a primeira edição da Copa Davis

Há 115 anos… dia 8 de agosto de 1900.

Começa a primeira edição da Copa Davis

No dia em que o maior tenista de todos os tempos celebra 34 anos, nada melhor do que uma efeméride relacionada ao esporte. Há exatos 115 anos, muito, mas muito antes do nascimento de Roger Federer, se iniciou a disputa da primeira edição da chamada “Copa do Mundo do Tênis”. Ela, a única, a inigualável, a extraordinária Copa Davis. Uma competição especial, diferente de qualquer outro torneio do circuito.

Foi Dwight Filley Davis o pai do campeonato entre países (na foto, à esquerda). Por isso o nome. Estudante de Harvard, ele era um talentoso tenista canhoto, com uma potente esquerda e um agressivo jogo de rede. Em 1899, venceu o torneio de simples entre universidades americanas. No verão do mesmo, ele e mais três colegas foram disputar um desafio contra os melhores tenistas de faculdades da Costa Oeste dos Estados Unidos.

Impressionado com o entusiasmo e o envolvimento dos torcedores com uma competição nacional, Davis resolveu organizar uma disputa internacional. Conseguiu o apoio e a aprovação da federação local, gastou US$ 750 para conceber e criar um troféu e, em fevereiro de 1900, lançou o International Lawn Tennis Challenge – Desafio Internacional de Tênis, na tradução livre. Faltava um adversário.

Pouco tempo depois, a Grã-Bretanha, considerada a grande potência do tênis à época, aceitou o desafio. Então, em 8 de agosto, três dos melhores jogadores britânicos desembarcaram no Longwood Cricket Club, em Brookline, Massachusetts, para enfrentar Davis e seus colegas de Harvard.

Davis estabeleceu o formato da disputa: 3 dias de confrontos, com duas partidas de simples no primeiro e no terceiro dias e mais um duelo de duplas no meio. O leitor que acompanha o tênis sabe que o modelo da Davis continua exatamente como na primeira edição.

E na contenda inaugural o fator casa foi preponderante. O anfitrião Davis liderou o time americano em uma categórica vitória: 3 a 0. Entre 8 e 10 de agosto, os ianques suprimiram os britânicos em três jogos. A chuva prejudicou a realização dos outros encontros (um não foi finalizado, outro nem teve início e foi cancelado).

Nos anos seguintes, a Davis ganhou novos países competidores e se tornou uma verdadeira Copa do Mundo do tênis. Em 2014, o aniversariante do dia Roger Federer comandou a Suíça ao primeiro título.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Compacto com a campanha suíça em 2014:

Fontes:

history.com

Wikipedia

daviscup.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s