Disneyland é inaugurada na Califórnia

Há 60 anos… dia 17 de julho de 1955.

Disneyland é inaugurada na Califórnia

“Para todos os que vêm a este lugar feliz: bem-vindos. Disneyland é a sua terra. Aqui os mais velhos revivem lembranças do passado, e aqui os jovens podem saborear o desafio e a promessa do futuro. Disneyland é dedicada aos ideais, aos sonhos, e aos fatos que criaram a América, com a esperança de que será uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo.”

Assim Walt Disney recebeu as milhares de pessoas que compareceram na abertura da terra encantada criada por ele: Disneyland. Um gigantesco parque de entretenimento próximo à cidade de Anaheim, na Califórnia. Mais de 650 mil m² de sonho, fantasia, memórias do passado e promessas do futuro, como o próprio disse no discurso de inauguração, há 60 anos.

Uma ideia que nasceu lá atrás, quando Disney ainda começava a construir seu império cinematográfico e da animação. Depois de visitar inúmeros parques de diversão com as filhas, nos anos 1930 e 1940, o pai do Mickey Mouse vislumbrou um grande complexo turístico, educativo e de lazer para atrair crianças e adultos.

Inicialmente, pensou em construir próximo aos estúdios, em Burbank, Califórnia, mas não havia espaço útil suficiente. Então, em 1953, após consultoria técnica, Disney comprou uma enorme área perto de Anaheim. Começava a nascer a Disneyland.

A construção principiou em 1954 e terminou um ano e meio depois. Disney desembolsou US$ 17 milhões de dólares, uma verdadeira fábula à época (muita grana ainda hoje!). No início do verão de 1955, convites especiais começaram a ser enviados para uma abertura a um seleto e ilustre grupo.

Mas o quê era pra ser um small rendez-vous virou uma grande confusão. Por causa da falsificação de convites, cerca de 28 mil pessoas compareceram à inauguração, o dobro do esperado! Foi um desastre.

O parque não estava preparado, então houve falta de comida e bebida. O asfalto, ainda úmido, provocou inúmeros problemas, como uma mulher presa pelo salto do sapato! De quebra, uma greve de encanadores e um vazamento de gás deixaram o cenário ainda mais caótico. E tudo com transmissão ao vivo da ABC! 

Após a inauguração um tanto trágica, Disneyland se recuperou, tornando-se referência mundial. Em 2013, por exemplo, teve mais de 16 milhões de visitantes, se colocando em terceiro na lista de parques mais visitados do planeta. Bem, para alguns, como Julian Halevy, da The Nation, aquilo tudo é uma tremenda besteira (leia link abaixo).

Em outubro de 1971, cinco anos após a morte de Walt Disney, seria aberto o mais bem-sucedido complexo de entretenimento do mundo, o Disney World, na Flórida.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A transmissão da ABC:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

– disneyland.disney.go.com

thenation.com

– bigstory.ap.org

history.com

cnn.com

– viajenaviagem.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s