Arthur Ashe se torna o primeiro negro a vencer Wimbledon

Há 40 anos… dia 5 de julho de 1975.

Arthur Ashe se torna o primeiro negro a vencer Wimbledon

“Fui para a cama e dormi profundamente. Aquela partida foi a maior da minha vida. Foi também a que quase todo mundo tinha certeza que eu iria perder, porque Connors era então o melhor jogador de tênis do mundo, praticamente invencível. Na verdade, o jogo era para ser um massacre, e eu era para ser o cordeiro sacrificado. Quando chegou a hora de ir pra cama,  desliguei o nervosismo e a preocupação, como eu costumo fazer, e dormi tranquilamente – tão pacificamente como aquele cordeiro”.

Em sua autobiografia, Days of Grace, Arthur Ashe se recorda da véspera da maior partida de sua carreira, a final de Wimbledon de 1975. Seu primeiro e único título na grama sagrada do All England Club. Seu terceiro e último troféu de Grand Slam.

O primeiro e único título de um tenista negro em Londres.

A decisão de Wimbledon de 1975 marcou o encontro de pólos completamente opostos. De um lado, a obstinação e inteligência de Arthur Ashe, o primeiro negro a conquistar um Grand Slam (US Open de 1968), admirado pelo circuito e visto como exemplo. Do outro, a arrogância e impertinência de Jimmy Connors, primeiro do mundo, temido pelo circuito e visto como invencível.

Era o quarto encontro entre eles. Nos três anteriores, Connors superou Ashe. Como fazia, aliás, com todos os adversários na época. Na temporada de 1974 – que se tornaria a melhor de sua carreira -, o canhoto de Santa Barbara, Califórnia, teve retrospecto à beira da perfeição: três taças de Grand Slam (Australian Open, Wimbledon e US Open), com 99 vitórias e apenas 4 derrotas! De fato, Connors parecia indestrutível.

Em 1975, o petulante americano caminhava a passos largos para a segunda consagração seguida na grama de Wimbledon. Chegava à final sem perder um set sequer. Na semifinal, havia aniquilado o compatriota Roscoe Tanner em fáceis três sets (6-4, 6-1 e 6-1). Tudo apontava uma tranquila vitória de Connors.

Até porque Ashe chegara à decisão com certa dificuldade. Sexto cabeça-de-chave, teve dois duelos complicadíssimo nas quartas e semifinal. Primeiro, precisou virar o jogo contra Bjorn Borg (3 a 1, com parciais de 2-6, 6-4, 8-6 e 6-1). Depois, enfrentou um osso duro de roer, o australiano Tony Roche. Em partida interminável, Ashe acabou vitorioso após cinco sets (5-7, 6-4, 7-5, 8-9 e 6-4!).

Para completar o cenário de rivalidade, havia clima extremamente pesado e beligerante entre eles. E ninguém escondia isso. Aposentado, Ashe revelou que precisava se controlar para não “dar um soco em sua boca” toda vez que encontrava Connors em um vestiário.

A temperatura aumentou ainda mais antes da disputa de Wimbledon naquele ano, quando Connors processou Ashe por causa de acusações em relação ao time americano da Copa Davis. Dois dias antes do início do torneio!

Se o fogo já estava quente, Connors tinha jogado gasolina…

Esse era o clima para a grande final no All England Club. As casas de apostas apontavam 11-2 em favor de Connors. E o mundo inteiro pensava que a taça iria para ele…

Ashe contrariou a tudo e a todos. A cinco dias de completar 32 anos, usou sua elegância cerebral para colocar no bolso um adversário quase 10 anos mais jovem.

Em 20 minutos, fechou o primeiro set, 6-1. Em menos de 20, finalizou o segundo, de novo em 6-1. Connors reagiu e ficou com a terceira parcial (7-5). Mas o experiente Ashe retomou a estratégia de explorar as falhas quase imperceptíveis de Connors e sacramentou a gloriosa vitória com 6-4 no set decisivo.

“Quando eu fiz match point, todos os anos, todo o esforço, todo o apoio que recebi ao longo dos anos valeram a pena”, disse Ashe, depois do jogo.

Um negro só voltaria a vencer um Grand Slam novamente em 1983, quando o francês Yannick Noah conquistou Roland Garros.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Resumo da final de 1975:

Fontes e +MAIS:

Acervo Estadão

theguardian.com

dailymail.co.uk

atpworldtour.com

bbc.com

news.bbc.co.uk

independent.co.uk

history.com

tennis.com

thehindu.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s