Há 25 anos… dia 28 de junho de 1990.
A especialíssima The Paul McCartney World Tour estava no fim.
A primeira turnê solo de Macca. A primeira depois de 10 anos de “descanso”. A primeira em que ele incluiu um substancial número de músicas dos Beatles no setlist.
Um giro extenso, que começou em Londres, em 26 de julho de 1989, e terminou em Chicago, em 29 de julho de 1990.
Em 28 de junho, uma noite inesquecível. Show na sua Liverpool após quase 11 anos, com direito a homenagem ao amigo John, que completaria 50 naquele ano.
“Muito foi dito sobre John e eu. Sim, nós tivemos nossas brigas, nossos desentendimentos. Então, eu gosto da ideia de colocar tudo isso um pouco pra trás, realizando algo real, fazendo um tributo a ele”, disse Paul.
Escolheu três canções. Músicas que, para ele, representavam o parceiro e amigo: “Strawberry Fields Forever”, “Help!” e “Give Peace a Chance”.
Então, ao final da espetacular noite nas docas da cidade onde tudo começou, às margens do Rio Mersey, Paul anunciou, já sentado ao piano: “Isso é uma pequena homenagem para alguém que amamos tanto!”.
Pela primeira vez, tocou as três canções ao vivo. Uma emocionada plateia acompanhou e cantou junto, encerrando em um coro uníssono, com o hino de paz de John e Yoko.
“É uma lembrança muito especial para mim. O momento em que eles não pararam de cantar ‘Give Peace a Chance’ foi realmente especial. Não é comum. Foi maravilhoso”, diria Macca, no especial do show gravado para a tevê.
Ele voltaria a homenagear John somente em 2008, também em Liverpool, com uma surpreendente performance de “A Day in the Life”. Atualmente, “Here Today” é tributo certo para o parceiro, assim como “Something” é para George.
Paul iniciaria uma nova turnê em maio de 1991, para promover o álbum Unplugged. Um tour com muitas músicas dos Fab Four!
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
O medley em homenagem a John Lennon:
Fontes: