Catedral de Brasília é inaugurada

Há 45 anos… dia 31 de maio de 1970.

Catedral de Brasília é inaugurada

“Pensou que eu não vinha mais, pensou…”, cantarola a música do Chico o éfemello, que veio, sim senhor! Tarde, mas sem falha… Viramos o mês, mas o post ainda é do 31 de maio.

Bem, 45 anos atrás era inaugurada uma das mais belas obras do traço de Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília – ou Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. De acordo com dados da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o ponto turístico mais visitado da capital.

O arquiteto desenhou a estrutura, um colosso com 16 colunas de concreto em formato de hipérbole, como se fora uma mão em súplica aos céus, abrindo um diâmetro de 70 metros. Um peso de 90 toneladas!

“Ela tem uma forma no mínimo inusitada na arquitetura mundial para as igrejas, que é o formato circular. E está cravada na Esplanada dos Ministérios, local das decisões políticas, mas em uma praça autônoma, porque Lúcio Costa (responsável pelo projeto urbanístico da nova capital) queria mostrar que a igreja não é parte do Estado”, explicou o professor de arquitetura da Universidade de Brasília e especialista na construção da capital, Antônio Carlos Carpintero, em entrevista ao site da EBC – link abaixo.

Dentro da Catedral, nos vãos entre as colunas, os vitrais, colocados somente em 1990. Com cores vivas e ao mesmo tempo suaves, deixam a luz penetrar o ambiente interno, em que três esculturas de anjos se destacam. Obras do artista Alfredo Ceschiatti. Ainda na parte interna, há pinturas com momentos da vida de Maria do artista Athos Bulcão e a Via Sacra desenhada por Di Cavalcanti.

O projeto tem a assinatura de Niemeyer, mas o cálculo para a realização tem a mão do engenheiro Joaquim Cardozo, segundo o arquiteto “o brasileiro mais culto que existia”.

Aliás, Niemeyer e Cardozo têm inúmeros projetos em parceria, como o Palácio do Itamarary, aberto oficialmente pouco antes da Catedral, em abril de 1970.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fontes:

Wikipédia

agenciabrasil.ebc.com.br

g1.globo.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.