Rolling Stones fazem show histórico em Amsterdã

Há 20 anos… dia 26 de maio de 1995.

Rolling Stones fazem show histórico em Amsterdã

Histórico e de surpresa! Bem a cara dos Stones…

Eles se encaminhavam para o final da frenética Voodoo Lounge Tour. Iniciada em agosto de 1994, a turnê já passara por América do Norte, América do Sul – incluindo o Brasil (São Paulo e Rio)! – África do Sul, Ásia e Oceania. Última parada, Europa!

No dia 17 de maio, os boatos começaram: os Rolling Stones tocariam no Paradiso, em Amsterdã. Um local, por si só, lendário. Nasceu igreja, virou centro hippie e, finalmente, se transformou em palco de grandes shows e espetáculos.

Um lugar do tamanho e da História dos Stones.

Após os rumores, a confirmação veio, na noite do dia 24, pela tevê. Mick, Keith, Charlie e Ronnie fariam duas apresentações no Paradiso. Para manter o suspense e a central de boatos girando, porém, o local de venda dos ingressos só seria anunciado no rádio, na manhã do dia 26, data do primeiro show! Bem a cara dos Stones…

Foi um pandemônio! Os holandeses ficaram alvoroçados, já tentando descobrir onde os bilhetes seriam vendidos. Segundo as fofocas, havia 7 possíveis locais. Algumas pessoas, como Ed Edelschaap e Adri Steenland, tinham preciosos indicativos de que o lugar seria o Melkweg, uma outra casa de shows, colada ao Paradiso. Tudo na base do “um amigo me garantiu”, “uma prima da vizinha disse”, etc…

Esses poucos bem-informados – cerca de 200 – correram para a porta do Melkweg, antes do anúncio oficial. Às 10h da manhã, o rádio confirmou: era lá! Dez minutos depois, já havia mais de duas mil pessoas fazendo fila na porta da casa. Somente os primeiros conseguiram o valioso ingresso.

Ed e Adri contam a saborosa epopeia no site IORR (primeiro link abaixo).

Bom, depois do mistério e da confusão que causaram na capital holandesa, os Stones subiram ao palco do Paradiso às 22h15. E arrebentaram! Keith Richards diria que os shows de 26 e 27 de maio de 1995 foram os melhores da carreira da banda em todos os tempos.

O registro mais conhecido da primeira apresentação em Amsterdã é “Street Fighting Man”. A gravação na Holanda abre o álbum Stripped, que eles lançariam em novembro daquele ano.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Em tempo: no relato ao IORR, Ed afirma que, no show do dia 26, eles tocaram “Like a Rolling Stone” pela primeira ao vivo. Não consegui confirmar, mas fica o registro, que deixa as apresentações no Paradiso ainda mais históricas!

O show do dia 27:

Fontes:

iorr.org

Wikipedia

bigozine2.com

setlist.fm

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s