R.E.M. se apresenta pela primeira vez

Há 35 anos… dia 5 de abril de 1980.

R.E.M. se apresenta pela primeira vez

Atenas, Geórgia, Estados Unidos.

Kathleen O’Brien queria organizar uma comemoração de aniversário em grande estilo. Uma festa em casa não seria nada mau. Ainda mais quando você mora em uma igreja abandonada! Cool.

Ajeitou o lugar, comprou as bebidas e chamou a galera. Pra finalizar, pediu aos dois roomates, que estavam iniciando uma banda, para ensaiarem e se apresentaram na festa. O namorado de Kathleen também fazia parte do conjunto. Era o baterista.

O quarteto ensaiou por alguns meses, pra não fazer feio no grande dia. Então, em 5 de abril de 1980, assumiram suas posições: Michael Stipe nos vocais, Peter Buck na guitarra, Mike Mills no baixo e Peter Buck na bateria.

Por duas horas, tocaram covers dos Sex Pistols, Rolling Stones, The Doors e até do Funkadelic! Levantaram a abarrotada igreja e deixaram os convidados e bicões satisfeitos. A aniversariante também, claro!

Assim começava a história de uma das bandas mais representativas do rock dos anos 1980, o R.E.M.. Naquele dia, porém, o quarteto ainda não tinha esse nome. Dizem que se apresentaram sob a alcunha de Twisted Kites, fato não confirmado até hoje.

É sempre assim o nascimento de uma banda. Cercado de lendas, mistérios e histórias.

“Eu não me lembro de alguma coisa específica, só uma festa louca, com muita gente bêbada e que eu ainda não conhecia (incluindo a banda!)”, disse o baixista Mike Mills, ao site athensmusic.net, por ocasião dos 25 anos da efeméride, em 1995.

“Foi muito divertido. Mas eu não me lembro da última meia hora!”, disse Micheal Stipe, no livro It Crawled From the South (1997), uma biografia do R.E.M. escrita por Marcus Grey.

O batismo do quarteto, aliás, viria um tempo depois. Stipe pegou o dicionário e abriu em uma página. A palavra que descreve o estágio profundo de sono do ser humano “pulou”. Pronto! Em 19 de abril, eles fariam a primeira apresentação sob o novo nome, no Kaffee Klub de Atenas.

No verão de 1981, o R.E.M. gravaria o primeiro single, “Radio Free Europe”, e iniciaria uma fantástica trajetória no cenário da música pop.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Em tempo: a St. Mary’s Episcopal Church existe até hoje e virou uma atração turística na cidade. A foto que ilustra o post mostra o R.E.M. em frente ao histórico local. Leia mais nos links abaixo!

Ouça um registro pirata de um show de outubro de 1980:

Fontes:

– athensmusic.net

– Wikipedia

– members.iinet.net.au

– slicingupeyeballs.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s