Primeiro civil americano morre na Primeira Guerra

Há 100 anos… dia 28 de março de 1915.

Primeiro civil americano morre na Primeira Guerra

Leon Thrasher, um engenheiro de minas de 31 anos, nascido em Massachusetts, foi o primeiro civil americano morto na Primeira Guerra Mundial, que transcorria já há oito meses na Europa. Thrasher morreu afogado depois de bombardeio de um submarino alemão (U-28) atingir o navio de carga Falaba, que estava na rota de Liverpool para o Oeste da África.

Dos 242 passageiros do navio, 104 morreram afogados. Empregado da British West Africa, Thrasher voltava ao seu posto no continente africano. Os alemães afirmaram que a tripulação do U-28 seguiu todo o protocolo ao se aproximar do Falaba, ou seja, avisou antes de disparar e deu tempo para a evacuação do navio.

Os britânicos, por sua vez, disseram que os alemães agiram de maneira imprópria, alegando não ser verdade sobre o tempo de abandono para os passageiros deixarem o Falaba. Ainda segundo a imprensa oficial britânica, o submarino se aproximou do navio, sinalizou a parada e deu apenas 5 minutos para a tripulação embarcar em botes. Só um milagre salvaria a embarcação.

O naufrágio do navio e a morte de Thrasher gerou um memorando escrito pelo presidente americano Woodrow Wilson. O documento foi enviado ao governo alemão após novo ataque a um navio britânico, o Lusitania, em maio de 1915. Mais de 1200 passageiros morreram afogados, incluindo 128 americanos.

A nota tinha tom forte e direto, conclamando a um entendimento entre Estados Unidos e Alemanha, o que acabou não ocorrendo. Assim, em abril de 1917, os americanos entraram na Primeira Guerra.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fontes:

history.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.