Há 15 anos… dia 26 de março de 2000.
A 72ª edição do Oscar consagrou um grande filme.
“Beleza Americana” (“American Beauty”) levou 5 merecidas estatuetas na festa do tapete vermelho, quatro para prêmios principais: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original. Também ficou com a honraria de Melhor Fotografia, para Conrad Hall.
Conhecido pela direção em musicais da Broadway, como “Cabaret”, o britânico Sam Mendes estreava no cinema. Emocionado, recebeu o prêmio das mãos de Steven Spielberg, aliás, o mecenas da produção, por meio da DreamWorks. Mendes agradeceu Spielberg, o estúdio e os atores principais Kevin Spacey e Annette Bening.
Aliás, ambos foram indicados aos prêmios de Ator e Atriz, mas somente Spacey ficou com a estatueta. Hillary Swank foi a vencedora na categoria feminina, pela atuação em “Meninos Não Choram”.
Pela soberba interpretação do narrador-personagem Lester Burnham, o protagonista de “House of Cards” faturaria seu segundo Oscar, o primeiro como ator principal – vencera como coadjuvante por “Os Suspeitos” (1995).
“Esse é o ponto alto do meu dia. Espero que não caia ladeira abaixo a partir de agora”, brincou, como se fosse Burnham. Depois, visivelmente emocionado, Spacey homenageou Jack Lemmon, inspiração para sua interpretação em “Beleza Americana”, pelo filme “The Apartment” (1960), e a quem considerava como um pai.
Clint Eastwood entregou o prêmio de Melhor Filme aos produtores Bruce Cohen e Dan Jinks. O longa-metragem superou concorrentes de peso, como “O Sexto Sentido” e “O Informante”. Por fim, Alan Ball levou a estatueta de Melhor Roteiro Original, batendo “Quero Ser John Malkovich”, “Magnólia”, “O Sexto Sentido” e “Topsy-Turvy – O Espetáculo”.
“Matrix” foi o outro grande vencedor da noite, conquistando os chamados prêmios técnicos: Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.
Angelina Jolie se consagrou como Melhor Atriz Coadjuvante pela atuação em “Garota, Interrompida” e o veterano Michael Caine levou o de Melhor Ator Coadjuvante, por “Regras da Vida”.
Sam Mendes recebe o prêmio de Melhor Diretor:
Kevin Spacey, o de Melhor Ator:
Fontes: