John Lennon lança Rock ‘n’ Roll nos Estados Unidos

Há 40 anos… dia 17 de fevereiro de 1975.

John Lennon lança Rock 'n' Roll nos Estados Unidos

POR FELIPE FIGUEIREDO MELLO*

Ao longo de intensa vida, John Lennon carregou duas marcas muito características em sua personalidade.

A primeira delas, a expressividade. Para o bem e para o mal.

John gostava de aparecer, de se colocar em evidência, de dizer o que pensa. Foi assim como líder do Quarrymen, quando conheceu outro adolescente talentoso, que o desafiou a ser tão bom quanto ele próprio. Paul McCartney surpreendeu Lennon com uma versão impecável de “Twenty Flight Rock”.

Foi assim também na trajetória dos Beatles: engraçado, fazia caretas no palco durante os shows e ajudava a quebrar a tensão do ambiente. Sutil e sarcástico, sugeria ao público das primeiras fileiras, mais abastado, que “sacudissem suas joias” antes de a banda tocar “Twist and Shout” para a Rainha britânica, presente no show. Ácido, fazia comentários preconceituosos na direção do empresário da banda, Brian Epstein, que era homossexual (e com quem se presume que John tenha tido um caso). Absolutamente inconsequente, despertou a ira dos cristãos fundamentalistas dizendo que os Beatles eram “maiores que Jesus Cristo”.

E, afinal, o que seria “Help senão um claro pedido de ajuda?

Já fora dos Beatles, quando o sonho havia acabado, testava os limites e pudores da sociedade ao lado da sua fiel companheira Yoko Ono. Fazendo amor, pediu o fim da Guerra do Vietnã. Protestou nu em capa de álbum e em sua cama de hotel, recebendo repórteres e respondendo às mais variadas perguntas.

Em seu primeiro ano de carreira solo, brigado com o melhor amigo, Lennon não perdoou as ofensivas mensagens subliminares nas novas canções de McCartney e emendou “How do you sleep?”, sem qualquer sutileza!

Não havia meias-palavras para John.

A segunda marca era, digamos, seu forte vínculo com o passado.

Abandonado pelo pai ainda bebê e com uma mãe ausente, John foi criado pela tia. Ainda adolescente, quando a carreira de músico começava a decolar, perdeu a mãe Julia em um trágico acidente de carro. E justo no momento em que um laço entre eles nascia.

Teve uma adolescência e começo de vida adulta muito perturbados. Os anos de Beatles foram difíceis, turbulentos. Foi bastante ausente na infância de Julian, seu filho junto com Cynthia Powell, mas conseguia desanuviar dentro do furacão que era a Beatlemania. As drogas eram outro canal de descompressão, mas muitas vezes o deixavam mais agressivo e mais depressivo.

John olhou para trás enquanto compôs “In My Life” (1965). Sempre tentou re-significar o doloroso passado com suas canções. O mesmo vale para “Julia” (1968), que escreveu para a mãe.

Ao mesmo tempo, junto com os Beatles, era John quem levava a banda de volta ao passado, seja com novos rocks, como “She Said, She Said” e “Revolution”, seja com antigos, como “Dizzy Miss Lizzy” e “One After 909”.

Essa característica, grosso modo, ciclotímica em John o fez percorrer várias vezes o mesmo trajeto musical. Do puro rock’n’roll às baladas íntimas, das raízes às mais elaboradas melodias.

Seu último ciclo foi iniciado pelo lançamento de Rock ’n’ Roll, quarenta anos atrás, que marca, justamente, um recomeço. Foi nessa época em que John e Yoko reataram o relacionamento e tiveram o filho Sean. Também em 1975, depois de alguns anos sob olhos atentos do FBI, John finalmente conseguiu seu green card para fixar residência nos EUA.

O álbum é uma ode às grandes influências musicais de sua adolescência: Chuck Berry, Fats Domino, Buddy Holly, Bobby Freeman e vários outros. Além do clássico “Stand By Me”, este que vos escreve recomenda a versão “latina” de “Do You Wanna Dance?”. Simplesmente fantástica!

Felipe Figueiredo Mello also loves to see the wheels go round and round…

Ouça Rock’n’Roll:

+MAIS:

Wikipedia

johnlennon.com

beatlesbible.com

allmusic.com

Anúncios

Um comentário sobre “John Lennon lança Rock ‘n’ Roll nos Estados Unidos

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.