Há 50 anos… dia 18 de fevereiro de 1965.
“’You’ve Got To Hide Your Love Away’ é o meu período Dylan. É um daqueles momentos que você canta um pouco triste para si mesmo: ‘Here I stand, head in hand…’ Eu comecei a pensar sobre minhas próprias emoções. Não sei exatamente quando começou, se em ‘I’m A Loser’ ou ‘Hide Your Love Away’. Em vez de me projetar em uma situação, iria tentar expressar o que eu sentia em relação a mim mesmo, o que tinha feito em meus livros. Acho que foi Dylan que me ajudou a perceber – não por qualquer discussão ou qualquer coisa, mas, simplesmente, por ouvir o seu trabalho.”
Como o próprio autor explica, “You’ve Got to Hide Your Love Away” é dylaniana. Melodia, letra, arranjo, tudo. Se você perceber, até o jeito de cantar de John imita Mr. Zimmerman. Há até uma forte semelhança dos primeiros versos com o início de “I Don’t Believe You (She Acts Like We Have Never Met)”, do álbum Another Side Of Bob Dylan, como lembra o site The Beatles Bible (ver link abaixo).
“You’ve Got to Hide Your Love Away” foi gravada durante a tarde do dia 18 de fevereiro. Ao todo, foram 9 takes, dentre os quais apenas dois completos. O take 2, que “sonoriza” este post e está no Anthology 2, tem John brincando com o fato de Paul ter quebrado um copo – “Paul’s broken a glass, broken a glass. Paul’s broken a glass. A glass, a glass he’s broke today” – e chamando o comparsa de Macca.
A canção não tem somente essa peculiaridade. A sessão de gravação contou com a presença de um músico de fora dos Beatles. A primeira desde “Love Me Do”, de 1962, a ter algum “forasteiro” dentro do estúdio. Coube a John Scott executar a inconfundível flauta do final da bela melodia criada por John.
Outro mito é a referência ao empresário da banda, Brian Epstein, mais especificamente, à sua sexualidade. Epstein nunca assumiu a homossexualidade, fato ironizado por John, com seu sarcasmo característico. No entanto, a menção ao manager nunca foi confirmada e é discutível. O fato é que “You’ve Got to Hide Your Love Away” é um dos pontos altos de Help!, o quinto álbum de estúdio deles, que seria lançado em agosto de 1965.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
O take 2 de “You’ve Got to Hide Your Love Away”:
Fontes: