Old Trafford é inaugurado em Manchester

Há 105 anos… dia 19 de fevereiro de 1910.

Old Trafford é inaugurado em Manchester

“This is Manchester United football club, this is the theatre of dreams.”

Com a mesma precisão com que dava passes milimétricos, Sir Bobby Charlton cunhou o apelido do “personagem” do post de hoje:

Old Trafford, o Teatro dos Sonhos.

A casa do Manchester United nasceu há 105 anos, mas tudo começou um pouco antes daquele 19 de fevereiro de 1910. A história do estádio dos Diabos Vermelhos principiou antes do jogo inaugural, a vitória de um petulante visitante, o rival Liverpool (4 a 3).

Janeiro de 1902. O Newton Heath estava falido, com uma dívida enorme, relegado à segunda divisão inglesa. Quatro empresários – incluindo John Henry Davies – injetaram dinheiro para resgatar o clube, que renasceu com novo nome: Manchester United.

A grana impulsionou o clube. Em 1906, o United subiu à primeira divisão e, dois anos depois, conquistou o primeiro título, o do Campeonato Inglês de 1907-08. A essa altura, Davies já era o presidente e tinha uma ambição: erguer uma nova casa ao renovado clube.

Em março de 1909, quando o United estava prestes a vencer a primeira FA Cup de sua História, foram revelados os detalhes do novo estádio. O novo lar seria erguido próximo ao canal de Manchester, na área industrial de Trafford Park.

O arquiteto escocês Archibald Leitch foi designado por Davies para tocar o projeto, ao custo de 60 mil libras. Leitch era conhecido por construir os estádios do Fulham (Craven Cottage) e do Tottenham (White Hart Lane).

“Crie o melhor estádio do Norte”, ordenou o presidente ao arquiteto.

Apesar de reduzir a capacidade do estádio de 100 para 80 mil, Leitch logrou êxito. Concebeu um espaço moderno para mais de 80 mil espectadores (12 mil com cobertura e 70 mil em arquibancadas). Um lindo e mágico estádio, de causar inveja aos rivais.

À derrota na inauguração seguiu-se um período de quase um ano sem reveses, fundamental para a conquista do título de 1911. Até a abertura de Wembley, em 1923, o Old Trafford se firmou como o grande palco do futebol inglês. Abrigou a final da FA Cup de 1915 e teve o primeiro jogo entre seleções (Escócia 1 x 0 Inglaterra) em 1926.

Em mais de um século, a casa do Manchester United passou por inúmeras transformações, como a colocação de cadeiras, no início dos anos 1990, reflexo do Relatório Taylor.

Nada, porém, alterou a atmosfera mágica do Teatro dos Sonhos do futebol.

Documentário sobre o Old Trafford:

Fontes:

Wikipedia

manutd.com

mufcbr.com

fifa.com

telegraph.co.uk

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.