Há 105 anos… dia 19 de fevereiro de 1910.
“This is Manchester United football club, this is the theatre of dreams.”
Com a mesma precisão com que dava passes milimétricos, Sir Bobby Charlton cunhou o apelido do “personagem” do post de hoje:
Old Trafford, o Teatro dos Sonhos.
A casa do Manchester United nasceu há 105 anos, mas tudo começou um pouco antes daquele 19 de fevereiro de 1910. A história do estádio dos Diabos Vermelhos principiou antes do jogo inaugural, a vitória de um petulante visitante, o rival Liverpool (4 a 3).
Janeiro de 1902. O Newton Heath estava falido, com uma dívida enorme, relegado à segunda divisão inglesa. Quatro empresários – incluindo John Henry Davies – injetaram dinheiro para resgatar o clube, que renasceu com novo nome: Manchester United.
A grana impulsionou o clube. Em 1906, o United subiu à primeira divisão e, dois anos depois, conquistou o primeiro título, o do Campeonato Inglês de 1907-08. A essa altura, Davies já era o presidente e tinha uma ambição: erguer uma nova casa ao renovado clube.
Em março de 1909, quando o United estava prestes a vencer a primeira FA Cup de sua História, foram revelados os detalhes do novo estádio. O novo lar seria erguido próximo ao canal de Manchester, na área industrial de Trafford Park.
O arquiteto escocês Archibald Leitch foi designado por Davies para tocar o projeto, ao custo de 60 mil libras. Leitch era conhecido por construir os estádios do Fulham (Craven Cottage) e do Tottenham (White Hart Lane).
“Crie o melhor estádio do Norte”, ordenou o presidente ao arquiteto.
Apesar de reduzir a capacidade do estádio de 100 para 80 mil, Leitch logrou êxito. Concebeu um espaço moderno para mais de 80 mil espectadores (12 mil com cobertura e 70 mil em arquibancadas). Um lindo e mágico estádio, de causar inveja aos rivais.
À derrota na inauguração seguiu-se um período de quase um ano sem reveses, fundamental para a conquista do título de 1911. Até a abertura de Wembley, em 1923, o Old Trafford se firmou como o grande palco do futebol inglês. Abrigou a final da FA Cup de 1915 e teve o primeiro jogo entre seleções (Escócia 1 x 0 Inglaterra) em 1926.
Em mais de um século, a casa do Manchester United passou por inúmeras transformações, como a colocação de cadeiras, no início dos anos 1990, reflexo do Relatório Taylor.
Nada, porém, alterou a atmosfera mágica do Teatro dos Sonhos do futebol.
Documentário sobre o Old Trafford:
Fontes:
– fifa.com