Começa a Conferência de Yalta

Há 70 anos… dia 4 de fevereiro de 1945.

Começa a Conferência de Yalta

Setenta anos atrás, na região onde hoje há uma tensão latente entre Rússia e Ucrânia, os “Três Grandes” se encontraram. Às margens do Mar Negro, Franklin Roosevelt (Estados Unidos), Winston Churchill (Grã-Bretanha) e Josef Stalin (União Soviética) iniciaram a Conferência de Yalta (ou Ialta). Entre 4 e 11 de fevereiro, decidiram alguns pontos do mundo pós-guerra.

A Segunda Guerra Mundial estava no fim, ao menos na Europa. Na Ásia, o Japão ainda resistia pelo Eixo. Uma das decisões, então, girou em torno do conflito no Pacífico. Roosevelt e Churchill pediram ajuda de Stalin. Sabiam que precisavam do exército vermelho para finalizar a guerra na região. Fizeram o líder soviético ver que era vantajoso participar da batalha. Por vantajoso leiam-se territórios e influência para a União Soviética no Oriente.

A decisão central, porém, girou em torno da Alemanha. O trio definiu que o país se rendesse incondicionalmente, fosse desmilitarizado e dividido em quatro grandes zonas de ocupação, uma para cada um e uma quarta parte para a França.

Roosevelt e Churchill entraram em acordo com Stalin de que futuros governos do Leste Europeu, de países fronteiriços à União Soviética, teriam de ser “amistosos” ao regime socialista. Uma decisão da qual o líder britânico se arrependeria rapidamente.

“De Sczecin, no Mar Báltico, até Trieste, no Mar Adriático, transcorre uma cortina de ferro pelo continente. Por trás desta linha estão todas as capitais da Europa Central e do Leste Europeu. Todas as cidades e suas populações estão sob influência soviética. Os acertos feitos em Yalta foram vantajosos demais para os soviéticos. Mas estas decisões foram tomadas numa época em que ainda não se sabia que a guerra não duraria nem até o fim de 1945, num momento em que achávamos que o conflito com o Japão persistiria pelo menos 18 meses após o final da guerra com a Alemanha”, disse Churchill, tempos depois.

Ceder para Stalin foi o pontapé inicial para a Guerra Fria. Essa e mais a futura ingerência soviética sobre a Polônia – outro ponto controverso em Yalta – acabaram sendo qusetões cruciais para o surgimento do conflito que dividiu o globo e durou até a queda do Muro de Berlim, em 1989.

Em Yalta também foi finalizado o formato para a criação das Nações Unidas, que aconteceria de fato em outubro daquele ano.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Resumo da Conferência de Yalta:

Fontes:

– history.com

– Wikipedia

– veja.abril.com.br

– dw.de

– history.state.gov

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s