Creedence Clearwater Revival grava The Concert

Há 45 anos… dia 31 de janeiro de 1970.

Creedence Clearwater Revival grava The Concert, na Califórnia

É o registro ao vivo de uma banda no auge.

Uma gravação que só chegaria aos fãs 10 anos depois. E com erro no nome!

Stephen Thomas Erlewine, do AllMusic, explica essa história:

Originalmente lançado em 1980, como The Royal Albert Hall Concert, mas rapidamente renomeado quando o selo descobriu que o show fora gravado na Califórnia, no Oakland Coliseum, em 31 de janeiro de 1970, The Concert é tão simples quanto o seu nome. O álbum simplesmente capta o Creedence Clearwater Revival no auge de seus poderes, quando eles eram a banda de rock & roll mais popular dos Estados Unidos. Eles lançaram três álbuns em 1969 e todos entraram no Top 10. Eles tinham três #2 singles naquele ano (“Proud Mary”, “Bad Moon Rising”, “Green River”) e um #3 (“Down On the Corner”). Eles eram simplesmente um fenômeno e este registro mostra o porquê. Não é tão bom quanto uma compilação de singles de sucesso; CCR foram a excelente e rara banda ao vivo cujas gravações de estúdio eram tão ferozes quanto o seu trabalho de palco, incluindo as músicas mais detalhadas. Ainda assim, é um registro ótimo, já que a banda está em boa forma, rasgando os hits e as favoritas, como “Tombstone Shadow”, “Don’t Look Now”, “Born on the Bayou”, “The Midnight Special” e “Keep on Chooglin”. Somente os fãs mais ardorosos precisam realmente escutar esse disco e eles podem até não escutar com muita frequência. Mas quando o fizerem, vão gostar demais. 

Era o ápice da banda liderada por John Fogerty. A mais popular da América, como disse Erlewine. Tanto é verdade que eles arrastam nada mais nada menos do que 14 mil pessoas ao Oakland Coliseum, na Califórnia, a casa deles. Um show histórico e imperdível para qualquer amante do bom e velho rock and roll.

No vídeo abaixo, o concerto completo, com comentários, cenas de bastidores e de uma improvável jam com ninguém menos que Mr. Booker T. Jones. É um derretimento cerebral! E vale ouvir à parte: clique aqui!

Em abril de 1970, o Creedence sairia em turnê pela primeira vez na Europa.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

The Concert:

Fontes:

Wikipedia

allmusic.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.